São Bento - A Defesa Civil de São Bento do Sul está dando continuidade ao Programa “Mapeamento de Áreas de Risco Sob o Olhar da Comunidade”. Nesta terça-feira, 19, a reunião para ouvir a comunidade aconteceu no bairro da Urca.
Na reunião a comunidade pode colocar quais são suas dificuldades e quais são suas preocupações quanto ao risco. Segundo o Diretor da Defesa Civil Aluisio Moreira, a intenção é mapear os riscos que a população está submetida. “A população está submetida a diversos fatores do tempo, sendo enxurradas ou inundações, vendavais, granizo, estiagens, escorregamentos e acidentes diversos. Somente mapeando os riscos poderemos ter um planejamento, o que ajudará na elaboração do plano de contingência simplificado por bairro”, disse Aluisio.
O objetivo da Defesa Civil é colocar a redução do risco de desastres nas políticas e planejamentos públicos e também na iniciativa privada. “É necessário fortalecer as Associações de Moradores para que elas possam fazer a ligação entre suas necessidades e o setor público”, falou o diretor. “Precisamos aumentar a capacidade do individuo de lidar com os problemas, superar obstáculos e resistir as pressões das situações adversas ante as ameaças, sempre com o foco na proteção civil”, finalizou