São Bento - A história do Teatro de Bonecos é tão ancestral quanto a do próprio teatro tradicional. Esta arte já está presente entre os primitivos que, deslumbrados com suas silhuetas nas paredes das cavernas, elaboraram o teatro de sombras, visando talvez entreter suas crianças.
Neste final de semana São Bento do Sul tem a oportunidade de apreciar esta arte. No sábado às 20h a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, e o SESC apresentam gratuitamente a peça El Titiritero de Banfield. A peça conta a história do jovem El Titiritero de Banfield que se criou num bairro que recebia o asfalto com certo receio. El titiritero interpreta a si mesmo. Os títeres com os quais o titiriteiro convive, compartilha e briga são personagens de um bairro. Durante a peça o ator argentino se aproxima do público, criando na sala um ambiente de bairro, um espaço com seus próprios vizinhos, como se estivessem no lugar de onde saíram.
Os personagens são Bobi, que é um jovem cheio de dúvidas, de futebol, de prepotência, de ternura e de verdades, que impõe a proximidade com sua desfaçatez. O adulto Cacho, um filósofo de bar, apoiado numa mesa de onde, em silêncio, compartilha suas verdades. Caca, a bruxa do bairro, dona de uma trágica experiência amorosa que clama pela atenção de Deus. Há também os tímidos, que viraram “machões” depois que começaram a frequentar a academia de ginástica do bairro.
“O espetáculo não tem personagens bons ou maus. São todos humanos. São títeres também - salvo o titiriteiro, que é um jovem que às vezes contempla o mundo com olhos de criança”, disse Ivana Lampe, diretora de Eventos da Fundação Cultural. Ivana ainda aproveita para convidar a comunidade para prestigiar os eventos culturais na cidade. “Estamos trazendo em parceria com o SESC ótimos eventos para movimentar a cultura de São Bento do Sul. Fica o convite para a comunidade acompanhar esta peça que é gratuita”, finalizou.
A peça “El Titiritero de Banfield” acontece neste sábado, 24, a partir das 20h, no Centro Social da Igreja Matriz, Centro. O teatro tem duração de aproximadamente 1h e a classificação etária é de 14 anos. O ingresso é gratuito para toda a comunidade.
O Teatro de Bonecos
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais.