Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

A continuidade das empresas familiares por duas, três ou mais gerações

Sexta, 22 de julho de 2011



A Fundação Fritz Müller em parceria com a Fundação Dom Cabral oferece o Programa de Desenvolvimento de Acionistas com o objetivo de auxiliar o processo de transição da gestão
 
A continuidade das empresas familiares por duas, três ou mais gerações, é um desafio e quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhecem dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª. geração. Com o objetivo de que aumente o número de empresas familiares conhecidas pelo sucesso na sucessão familiar é que a Fundação Fritz Müller, em parceria com a Fundação Dom Cabral, investe pesado em gestão para esses empresários. A instituição mantém um Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) focado nas famílias. O programa já está na quarta turma em andamento no Estado  e outra turma está sendo formada para ter início em agosto, em Balneário Camboriú.
Participam deste programa proprietários, herdeiros e acionistas atuais e futuros de empresas familiares, que têm como objetivo principal preparar a família para continuidade dos negócios. O PDA busca criar uma linguagem comum entre os atuais e futuros acionistas, desenvolvendo competências para: assumir as responsabilidades básicas de gestores do patrimônio empresarial e dos negócios; compreender, em termos de direitos e obrigações o papel do acionista, bem como o papel dos gestores e a integração entre ambos; e integrar-se assumindo cada um a sua posição ideal no complexo organizacional do empreendimento.
Os encontros são mensais e pautados no aporte conceitual, por uma conjunção de debates e intercâmbio entre os participantes, e experiências trazidas por outras famílias, professores e pesquisadores da Fundação Dom Cabral, que compreendem os seguintes tópicos: dimensão familiar da empresa, que trata do relacionamento de trabalho entre parentes, conflitos em negócios da família e profissionalização da gestão; gestão de transição, que trata da preparação da sucessão; modelo de governança corporativa, que trata do controle corporativo da empresa familiar, de acordo com as perspectivas dos acionistas e dos acordos societários e a constituição de conselhos de acionistas e de administração.
Todos esses módulos têm por objetivo tornar vitoriosa a gestão e sucessão nas empresas familiares, respeitando a forma de gestão da atual administração e as expectativas dos herdeiros, com o objetivo de gerar o mínimo possível de conflitos na relação familiar. Os bons exemplos são trazidos no contexto do programa para  demonstrar que é possível ter uma transição familiar bem sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros antes dos problemas acontecerem de fato. Normas, rituais, disciplina e alinhamento da cultura da gestão são fundamentais. “É necessário aprender a gerenciar conflitos, ter um entendimento mútuo dos interesses dos atuais e futuros acionistas que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família e, conseqüentemente, refletirem no negócio”, diz a coordenadora executiva da Fundação Fritz Müller, Luzia Fröhlich.
Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (47) 3264-2000 / (47) 9101-3480 ou pelo e-mail pdasc@ffmblu.com.br.
 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA