Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Estudantes aprendem na Ecotrilha

Quarta, 20 de julho de 2011


 
São Bento - A Ecotrilha, construída pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, localizada no sede dos escoteiros no Parque Marista, recebeu nesta semana o Colégio Global com a turma de Nível I, acompanhados da Coordenadora Crislaine K. Costa e Professora Sabrina Qüint.
 
A trilha é utilizada para educação ambiental sendo requisitada por escolas como complemento do ensino em sala de aula. “Temos uma redução de uso no inverno devido a neblina, mas o dia de sol e altas temperaturas colaboraram para um ensino aprendizado”, diz Marcelo Hubel, Diretor de Meio Ambiente.
 
Os alunos iniciaram a visita com a observação dos painéis de vidro que apresenta a imagem aérea do local, identificando a área verde e a cidade no entorno, no segundo painel reconheceram espécies de animais e plantas que existem na Floresta de Araucária e perceberam que a vegetação do Planalto é diferente que o litoral, que conhecem, e reforçam por não existir a Araucária. No percurso são feitas algumas dinâmicas, sendo a primeira aplicada no início da trilha onde são espalhados alguns objetos pela vegetação.
 
No auditório as crianças citam quantos objetos encontraram, e são orientados para terem a mesma percepção na trilha observando os detalhes que aquele pequeno fragmento de floresta oferece, como insetos, fungos, folhas de formatos diferentes entre outros. No anfiteatro, sentados em toras observam as árvores e aprendem a relação destas com a fauna.
 
Seguindo a trilha identificam mais árvores e conhecem a importância destas no meio ambiente, como o Jerivá, Bracatinga, Erva-Mate entre outras, também observam placas de identificação da fauna e pelo menos cinco placas de concreto com pegadas de mamíferos, cópias de pegadas recolhidas em gesso, encontradas em campo. Parte da trilha é percorrida com pares onde um estudante tem os olhos vendados e seu colega “anjo guia” ajuda na condução e percepção pelo tato de folhas, gravetos, casca de árvores etc.
 
A trilha termina com as ações ambientais do município e envolve os alunos na importância da reciclagem ou não poluição de rios, entre outros. Na pátio de atividades são desenvolvidas pelo menos mais duas dinâmicas. Na primeira um voluntário representa um animal, com um desenho  fixado nas costas, enquanto a turma desenvolve mímicas na tentativa do colega adivinhar o animal da fauna nativa que representa.
 
Na segunda dinâmica são distribuídos bambolês no chão, os alunos formam casais de papagaio-do-peito-roxo, e após escutarem uma atividade de impacto ambiental, que provoca a redução do papagaio ameaçado de extinção, correm para ocupar um bambolê, estes são retirados gradativamente, sendo formuladas novas situações até ficar apenas um casal de papagaio. “As dinâmicas são partes importantes e motivadoras das visitas, os estudante se envolvem e fixam melhor o aprendizado”, observa Marcelo Hübel.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA