Florianópolis - O governador Raimundo Colombo e o cônsul-geral da República da Coréia em São Paulo, Sang Shik Park, se reuniram na segunda-feira (18) para falar sobre a instalação de fábricas e atração de empresas coreanas para o Estado. “As empresas coreanas estão muito focadas em São Paulo e queremos abrir esse leque de locais para investimentos”, afirmou Park.
O cônsul esteve no Estado para acompanhar a instalação da fábrica de elastano, um filamento sintético conhecido por sua excepcional elasticidade, em Joinville. O governador esclareceu que Governo está prestando todo o auxílio para a fábrica, que tem investimento de US$ 100 milhões e deve empregar mais de 500 catarinenses. A perspectiva é para que a produção inicie em setembro.
Uma das primeiras aproximações entre o Governo e o consulado vai ser o almoço oferecido a comitiva de 14 empresários coreanos interessados em instalar empreendimentos voltados à energia em Santa Catarina. O encontro deve ser marcado para o final de outubro. O diplomata esteve no Centro Administrativo e elogiou as belezas naturais de Florianópolis e a hospitalidade do povo catarinense, assim como as excelentes condições oferecidas pelo atual governo para receber novos investimentos.
O governador colocou o Estado à disposição e que “assim que houver iniciativas concretas, os dois lados devem se reunir para discutir a implantação de negócios”. Colombo também disse que todo esforço será feito para atender às necessidades de empreendedores que procurarem o Estado. “Estamos deixando as portas abertas e Santa Catarina tem muitos setores onde a Coréia pode investir”, disse o governador.
Ao final do encontro, Colombo e Shik Park trocaram presentes, destacando símbolos de cada região natal. O governador entregou uma escultura de madeira de Anita Garibaldi, catarinense que se destacou na Revolução Farroupilha e, em troca, recebeu uma porcelana trazida especialmente da Coréia.