Programa "Valorizando o Campo" atenderá trabalhadores rurais são-bentenses
São Bento - Nas próximas semanas as feiras livres de São Bento do Sul serão modernizadas. Com o apoio da Secretaria de Agricultura, através do programa "Valorizando o Campo", do governo federal, trabalhadores rurais terão espaço amplo, moderno e organizado para comercializar seus produtos. O projeto conta com investimento de R$ 234.862,00, recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Sessenta novas barracas serão disponibilizadas aos agricultores cadastrados no programa. "Já recebemos todos os materiais necessários e dentro de algumas semanas o município terá seis feiras, atendendo os bairros do Centro, Centenário, Serra Alta, Oxford, Cruzeiro e outra ainda na antiga Móveis Leopoldo", relata o coordenador do projeto, Teddy Miranda.
Teddy explica que ainda é possível fazer o cadastro para receber os materiais e passar a oferecer seus produtos nas feiras. "O cadastro pode ser feito por aqueles que quiserem comercializar verduras, peixes, conservas, pães e massas, artesanato, embutidos (frios) e lanches", anuncia. Cada feirante receberá uma barraca tipo pantográfica de montagem rápida, medindo quatorze metros quadrados, além de fruteira, suporte para balcão, caixa térmica, cestos expositores, avental, luvas e toucas descartáveis, caixas plásticas e lixeira de sessenta litros, conforme a necessidade de cada comerciante. Nas feiras serão disponibilizados, para uso conjunto, balança eletrônica, mesa inox, seladora de filme PVC para bandeja isopor, carrinho para transporte, lixeira para coleta seletiva e banheiro químico.
CAPACITAÇÃO
O projeto conta ainda com a capacitação dos feirantes, com aulas práticas e teóricas. Para isso estão abertas as inscrições para o curso de Administração Rural - Controlar e Lucrar e de Manejo Adequado da Produção. A participação nos treinamentos não está limitada somente para os feirantes, sendo possível a participação de demais interessados. As inscrições para os cursos e cadastro de feirantes podem ser feitas através do telefone 3635-5298, no horário das 8:00 às 12:00 e das 13: 30 às 17:00.
Os treinamentos têm como objetivos aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos, instigar o uso de novas técnicas visando aumentar a produção, melhorar a qualidade, demonstrar a importância dos produtos orgânicos para o consumo e principalmente estimular o agricultor familiar a calcular seu próprio custo, ter um maior conhecimento sobre leis, normas e exigências sanitárias. Em agosto, o projeto prevê ainda a realização do curso Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável.