Florianópolis - Apesar da divulgação em todos os veículos de comunicação de que o repasse do Estado aos advogados dativos seria feito na última sexta-feira, dia 8 de julho, até hoje (14) o depósito do governo do Estado ainda não foi efetuado. Com isso, frustram-se mais uma vez os colegas que estão aguardando ansiosamente o pagamento reiteradamente prometido. Diariamente, centenas de advogados telefonam para a OAB/SC em busca de uma justificativa e a explicação, obtida com esforço na Secretaria de Justiça e Cidadania, é de que “houve um problema” com o depósito, embora o referido problema não seja explicitado e muito menos resolvido.
Surpreende que mais uma vez os compromissos assumidos com os milhares de advogados dativos não sejam honrados. Na mesma sexta-feira (8), a OAB/SC foi oficialmente informada de que a partir de então estariam sanadas todas as questões burocráticas que emperraram os repasses durante todo este ano. Infelizmente parece que não foi desta vez.
Fica agora a dúvida da causa de mais esta protelação. O governador Raimundo Colombo foi categórico quando assegurou ao presidente da OAB/SC, Paulo Borba, e ao vice Márcio Vicari que o tesouro do Estado está liberando o pagamento todos os meses. O que a OAB/SC gostaria de saber é o porquê dos valores não estarem sendo efetivamente repassados e – o que também é importante – quem é o responsável pelo descumprimento da ordem do governador.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC