São Bento - Somente no primeiro semestre de 2011 foram realizados 16.848 atendimentos odontológicos pela Secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Deste montante o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 1.486, o programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) realizou 8.389 atendimentos de Atenção Básica, o odontomóvel 510 e junto aos bairros nos postos de saúde foram realizados 6.463 atendimentos. Para atender toda a população a equipe de Odontologia é formada por 25 dentistas, 19 auxiliares de saúde bucal e 2 técnicas de saúde bucal. As técnicas em saúde bucal realizam alguns procedimentos como profilaxia, restauração e aplicação de flúor. Entre os procedimentos mais procurados são os de Atenção Básica, que são principalmente restaurações, extrações, profilaxias, aplicação de Flúor e tratamentos emergenciais.
Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nos postos Central, Mato Preto, 25 de Julho, 1° de Maio e Rio Vermelho Estação. Também são realizados atendimentos pelo programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos bairros Serra Alta (duas equipes), Centenário, Cruzeiro, Alpino, Vila São Paulo e URCA. Além disso a equipe ainda conta com a unidade móvel (Odontomóvel). Na Unidade Central os pacientes que trabalham durante o dia, e não podem ir à unidade neste período, pode contar com o atendimento noturno. Este atendimento é realizado diariamente das 17:00 às 20:30, conforme agendamento. Uma vez por mês é realizada a triagem no Posto Central, e logo após agendamento para consulta. Neste mês a triagem acontece no dia 29, a partir das 17:00.
CONFECÇÃO
A prefeitura realiza atendimentos de atenção básica na Unidade Central, além de confecção de próteses totais (dentaduras) para pacientes com mais de 60 anos e com prévia avaliação socioeconômica encaminhados pelas outras Unidades de Saúde. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são realizados tratamentos de canal para pacientes dentro de critérios pré-estabelecidos, cirúrgicos (extrações de dentes do ciso, biópsias), gengivais (raspagens e cirurgias) e de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE).
A prefeitura também disponibiliza de atendimento no hospital, onde são recebidos pacientes com fraturas e traumatismos faciais. O trabalho é realizado por um Cirurgião Buco-Maxilofacial contratado pela prefeitura. Também alguns Pacientes Especiais são atendidos neste ambiente por um dentista do quadro de funcionários. O Odonto-móvel atende as escolas e a população de regiões mais distantes, pois o acesso às Unidades é mais complicado. O veículo atualmente está na escola Garibaldina Fuginaga e no final deste mês irá para a comunidade de Ponte dos Vieiras.
Algumas Unidades de Saúde têm vagas sobrando diariamente. Entre as mais constantes está a dos bairros 25 de Julho e 1º de Maio. As pessoas que moram nos bairros 25 de julho e Schramm podem ser atendidas pelo dentista na Unidade 25 de Julho. Já os moradores do 1° de Maio, bairro Colonial e regiões próximas que não fazem parte da ESF podem ser atendidas na Unidade 1° de Maio. Vale lembrar que em casos de emergência todos os pacientes são atendidos.
ATENDIMENTO
Todas as pessoas podem ser atendidas. Desde recém nascidos (a mãe recebe orientações de higiene bucal) até pacientes com mais de 60 anos. A maior porcentagem de busca ao tratamento dentário está na faixa etária de 15 a 29 anos. As pessoas interessadas devem procurar a Unidade de Saúde ou Equipe de Saúde da Família de seu bairro para serem examinadas pelo dentista de sua área. Nas comunidades ou regiões sem dentista, o atendimento é realizado na Unidade Central, na rua Marechal Deodoro, 255. De segunda a quinta-feira, das 7:00 às 7:45, é realizada a triagem em todas as pessoas que estiverem presentes neste horário, sendo que todos são agendados conforme a urgência do tratamento. Para pessoas que trabalham existe um cronograma de triagem (uma vez por mês) na Unidade Central. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3635-1475.