Ela funcionará na praça Centenário, ao lado do hospital
São Bento - O governo municipal são-bentense recebeu, na terça-feira 5, equipamentos para a criação da primeira academia voltada para o deficiente físico em São Bento do Sul. Os equipamentos foram doados pela Associação de Transporte do Planalto Norte Catarinense (Astran). A reivindicação para a instalação da academia partiu da presidente do Conselho Municipal do Deficiente (Comde), Marilene Strapassoni. "Fizemos o projeto em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Fundação Municipal de Desportos, e logo após apresentei para a Astran, que nos atendeu prontamente e adquiriu os equipamentos", disse Marilene.
PEDIDO DO COMDE
O secretário executivo da Astran, Walcir Gonçalves, destaca: "Nosso trabalho é buscar ações sociais voltadas à comunidade - e, pensando nisso, atendemos com muito prazer o pedido do Comde, realizando a doação para o município destes aparelhos para a academia". O local escolhido para a instalação é a praça Centenário, ao lado do hospital Sagrada Família, no Centro. Marilene conta que o local ideal seria em frente à Apae, mas por questão de espaço acabou se tornando inviável. "A praça Centenário receberá também a Academia da Melhor Idade. Resolvemos centralizar ali as duas academias porque enquanto o deficiente faz sua ginástica o seu acompanhante também pode se utilizar da outra academia", finalizou.
MEDIÇÕES
Na terça-feira, técnicos da Fundação Municipal de Desportos (FMD) estiveram no local fazendo medições para a instalação da academia. O presidente da FMD, Sylvio Munhoz, conta que o local para a Academia da Melhor Idade já está definido, faltando tão somente a dos deficientes. Após a inauguração, a exemplo do que acontece nas outras academias, a FMD irá disponibilizar um monitor para orientar os usuários. A praça Centenário também está passando por obras de revitalização. Funcionários da Secretaria de Obras estão trabalhando para a construção dos canteiros, pintura e reforma do parquinho.