A Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) recebeu na noite de sexta-feira (01), o prêmio de entidade destaque no Programa Facisc de Excelência na Gestão das Associações do Estado de Santa Catarina. A premiação aconteceu no evento em comemoração aos 40 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizado em Florianópolis.
Composto de várias etapas, o programa teve a participação inicial de 92 ACIs na fase do diagnóstico. A Facisc destacou o trabalho de 12 associações empresariais. Na categoria médio porte, que possuem de 250 a 799 associados, foram reconhecidas as entidades: Associação Empresarial de Rio do Sul, Associação Empresarial de São Bento do Sul, Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste, Associação Empresarial de Itajaí e Associação Empresarial de Tubarão.
A FACISC e o MCE destacaram as ACIs que obtiveram a melhor pontuação na avaliação do Programa de Excelência na Gestão. As três entidades que se destacaram foram: na categoria pequeno porte, Associação Empresarial de Fraiburgo. Na categoria médio porte, Associação Empresarial de São Bento do Sul, e na categoria grande porte Associação Empresarial de Jaraguá do Sul. Até o final de agosto, a FACISC e o MCE lançarão a segunda edição deste programa.
MCE na Acisbs
Em julho de 2010, a FACISC e o MCE, se uniram para implantar o programa. O objetivo era disseminar os conceitos do modelo de excelência da gestão nas associações empresariais do estado, por meio de diagnósticos, capacitações e avaliar a aplicação deste modelo, oferecendo reconhecimento público às associações que se destacarem.
A Associação integrou o projeto em novembro de 2010. A partir daí, os processos estão sendo aos poucos padronizados. Atualmente a entidade já cumpriu a etapa de implementação, estando agora na fase de adaptação em todas as áreas.
O presidente da Acisbs Adelino Denk, destacou que desde que assumiu a presidência da entidade, o foco foi trabalhar no planejamento estratégico. “O meu objetivo desde o início foi trabalhar a longo prazo, não somente para a minha gestão, mas sim preparar os processos para que quando outro presidente assumir, esteja tudo padronizado e com um maior grau de profissionalização. O MCE visa isso, criar uma estrutura sólida e alinhada”, relata.