Rio Negrinho - Na sexta-feira dia 01 de julho, no Salão Paroquial Padre Dehon, aconteceu a 4ª Conferência Municipal de Saúde, estiveram presentes o prefeito Osni José Schroeder, a gerente de Saúde da 25ª GERSA, Joyce Cristina Cavalheiro Hanisch, o secretário de Saúde Gelásio Onofre de Castilho, a palestrante Ana Maria Jansen e a participação de representantes da sociedade civil, hospital, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde.
Durante a solenidade de abertura dos trabalhos o prefeito Osni José Schroeder elogiou a equipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho desenvolvido na comunidade
Segundo o secretário Gelásio Onofre de Castilho, antes de gestores e servidores todos são usuários do SUS, por isso precisam ter compromisso em defender princípios que beneficiem a comunidade que depende do atendimento de qualidade.
Em seguida aconteceu a apresentação da peça de teatro com os alunos das Práticas Alternativas do Centro de Excelência, com o Tema Paciência.
Na seqüência Ana Maria Jansen iniciou a palestra com o tema da conferência “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.
A tarde iniciou com mais uma apresentação Cultural com Escola de Ballet da Prof.ª Monica e em seguida foram divididos os grupos de trabalhos. Para facilitar os trabalhos, a comissão organizadora dividiu em quatro eixos temáticos:
- Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS
- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade,
- Participação da comunidade e controle social,
- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; gestão do sistema, do trabalho e da Educação em saúde.
A divisão dos eixos temáticos contribui para o aprofundamento nos aspectos técnicos e de políticas específicas, pois é através da conferência, que diversos segmentos da sociedade têm a oportunidade de avaliar a situação da saúde no município, propor diretrizes para formulação da Política Municipal de Saúde e eleger os delegados que vão representar Rio Negrinho na 6ª Conferência Estadual de Saúde, conforme os critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Saúde.