Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mais de 16 mil atendimentos odontológicos em 2011

Terça, 05 de julho de 2011


 

São Bento - Somente no primeiro semestre de 2011 foram realizados 16.848 atendimentos odontológicos pela secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bento do Sul. Deste montante o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 1.486, o programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) realizou 8.389 atendimentos de Atenção Básica, o odontomóvel 510 e junto aos bairros nos postos de saúde foram realizados 6.463 atendimentos.

 

Para atender toda a população a equipe de Odontologia é formada por 25 dentistas, 19 auxiliares de Saúde Bucal e 2 técnicas de saúde bucal. As técnicas em saúde bucal realizam alguns procedimentos como profilaxia, restauração e aplicação de Flúor. Entre os procedimentos mais procurados são os de Atenção Básica, que são principalmente restaurações, extrações, profilaxias, aplicação de Flúor e tratamentos emergenciais.

 

Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nos postos Central, Mato Preto, 25 de Julho, 1° de Maio e Rio Vermelho Estação. Também são realizados atendimentos pelo programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos bairros Serra Alta (02 equipes), Centenário, Cruzeiro, Alpino, Vila São Paulo e URCA. Além disso a equipe ainda conta com a unidade móvel (Odontomóvel).

 

Na Unidade Central os pacientes que trabalham durante o dia, e não podem ir a unidade neste período, pode contar com o atendimento noturno. Este atendimento é realizado diariamente das 17h às 20h30, conforme agendamento. Uma vez por mês é realizada a triagem no Posto Central, e logo após agendamento para consulta. Neste mês a triagem acontece no dia 29, a partir das 17h.

 

A prefeitura realiza atendimentos de atenção básica na Unidade Central, além de confecção de próteses totais (dentaduras) para pacientes com mais de 60 anos e com prévia avaliação socioeconômica encaminhados pelas outras Unidades de Saúde. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são realizados tratamentos de canal para pacientes dentro de critérios pré-estabelecidos, cirúrgicos (extrações de dentes do ciso, biópsias), gengivais (raspagens e cirurgias) e de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE).

 

A prefeitura também disponibiliza de atendimento no Hospital, onde são recebidos pacientes com fraturas e traumatismos faciais. O trabalho é realizado por um Cirurgião Buco-Maxilofacial contratado pela Prefeitura Municipal. Também alguns Pacientes Especiais são atendidos neste ambiente por um dentista do quadro de funcionários.

 

O Odontomóvel atende as escolas e a população de regiões mais distantes onde o acesso às Unidades é mais complicado. O veículo atualmente está na escola Garibaldina Fuginaga e no final deste mês irá para a comunidade de Ponte dos Vieiras.

 

Sobram vagas

 

Algumas Unidades de Saúde têm vagas sobrando diariamente. Entre as mais constantes está a do bairro 25 de Julho e 1º de Maio. As pessoas que moram no bairro 25 de julho e Schramm podem ser atendidas pelo dentista na Unidade 25 de Julho. Já os moradores do 1° de Maio, bairro Colonial e regiões próximas que não fazem parte da ESF podem ser atendidas na Unidade 1° de Maio. Vale lembrar que em casos de emergência todos os pacientes são atendidos.

 

Quem pode ser atendido

 

Todas as pessoas podem ser atendidas. Desde recém nascidos, onde a mãe recebe orientações de higiene bucal, até pacientes com mais de 60 anos. A maior porcentagem de busca ao tratamento dentário está na faixa etária de 15 a 29 anos.

 

Como proceder para iniciar tratamento?

 

As pessoas interessadas devem procurar a Unidade de Saúde ou Equipe de Saúde da Família de seu bairro para serem examinadas pelo dentista de sua área. Nas comunidades ou regiões sem dentista, o atendimento é realizado na Unidade Central, na rua Marechal Deodoro, 255. De segunda a quinta-feira das 7h às 7h45 é realizada a triagem em todas as pessoas que estiverem presentes neste horário, sendo que todos são agendados conforme a urgência do tratamento. Para pessoas que trabalham existe um cronograma de triagem (uma vez por mês) na Unidade Central. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3635-1475.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA