Para receber a dose da gotinha é importante a apresentação da carteirinha de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil encerra hoje, sexta-feira, em São Bento do Sul. Crianças de 0 a 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose das gotinhas devem ser levadas ao Posto de Saúde mais próximo para serem vacinadas. Em São Bento do Sul a meta é imunizar 5.523 crianças. Até o meio da semana haviam sido aplicadas quase 5 mil doses. "A vacina evita o desenvolvimento da paralisia infantil e todo ano acontecem as campanhas de prevenção. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem as crianças menores de 5 anos a um Posto de Saúde", destaca a enfermeira responsável pela campanha no município, Cristiane Jantsch Sestrem.
Para receber a dose da gotinha é importante a apresentação da carteirinha de vacinação da criança. "A carteirinha de vacinação pode ser considerada também como um documento e toda vez que a criança for levada ao Posto de Saúde é necessário a sua apresentação", acrescenta. O horário de atendimento nas unidades de saúde segue normal, exceto no posto de saúde central, onde a sala de vacinas fica aberta até às 18:45 e nas unidades do Centenário, Cruzeiro e Serra Alta (Caic), o funcionamento é até às 19:30.
FEBRE AMARELA
Continua até dezembro a campanha de vacinação contra a febre amarela. Segundo a enfermeira Cristiane, toda a população deve receber a vacina. "Nosso município entro como área de risco para a febre amarela e a meta é vacinar 100% da população", afirma. A vacina pode ser aplicada em crianças maiores de nove meses. "Somente as gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças menores de nove meses não devem tomar essa vacina", completa.