São Bento - O programa da Estratégia da Saúde da Família (ESF) é realizado em São Bento do Sul por nove equipes e abrange os bairros Alpino, Urca, Vila São Paulo e nas localidades de Serra Alta, Centenário e Cruzeiro, duas equipes prestam atendimento à população. Uma décima unidade será implantada em breve no bairro Mato Preto.
A equipe de ESF é composta por em um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um assistente de saúde bucal, até doze agentes comunitários de saúde, um recepcionista e um auxiliar de serviços. As famílias pertencentes aos bairros cobertos são cadastradas através de visitas aos domicílios, feitos pelos agentes comunitários de saúde.
Com este cadastro, são identificados os componentes familiares, as condições de moradia, saneamento e condições ambientais da área de abrangência onde estas famílias estão inseridas. O cadastramento possibilita conhecer a realidade das famílias, identificar os problemas de saúde prevalentes na comunidade e situações de risco aos quais a população está exposta. A atenção primária é caracterizada como primeiro contato e tem como finalidade a prevenção e promoção em saúde e a atenção integral ao indivíduo.
Uma unidade de ESF pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais, dependendo do número de famílias a ela vinculadas. Cada equipe é responsável por uma área de aproximadamente mil famílias, com o limite máximo de 4.000 e 4.500 habitantes. Além do cadastro, as famílias são acompanhadas pelo médico e demais equipes do ESF. Desse modo, são feitos em torno de 4 mil consultas médicas por mês nas nove unidades do programa.
As consultas podem ser mediante agendamento e os casos de emergências também são atendidas pelo médico da unidade. O profissional do ESF também faz o acompanhamento dos pacientes crônicos, com a avaliação através da consulta e a participação em atividades educativas. Para fazer o agendamento de consulta basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e apresentar documento de identificação.