São Bento - Uma análise feita recentemente pela Prefeitura de São Bento do Sul, através do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, constatou que cada munícipe gera em média 574 gramas de lixo por dia. Esse dado teve como base a quantidade de resíduos sólidos urbanos referente aos quatro primeiros meses do ano. As estimativas anunciam que no corrente ano a população são-bentense gerará aproximadamente 15.725 toneladas de lixo, somados os resíduos que vão para o aterro e os que são reciclados.
Em relação à destinação correta de resíduos sólidos urbanos, São Bento do Sul passou a situar-se na dianteira da maioria dos muitos municípios brasileiros ao concluir sua obra de construção de um aterro sanitário controlado, inaugurado no dia 12 de setembro de 2010. Além de possuir o referido aterro, o município também dispõe de coleta seletiva realizada por empresa contratada. A qual destina os resíduos recicláveis para duas cooperativas existentes no município e criou, a pouco menos de três meses, a divisão de resíduos sólidos, liderada pela engenheira ambiental Viviam Máximo Simões.
Os estudos realizados demonstram que apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, ainda são muitos desafios a serem superados na questão dos resíduos. O presidente do Samae Geraldo Weihermann, afirma que com a criação da Divisão de Resíduos Sólidos, criação do Conselho Gestor de Resíduos, apoio das cooperativas, apoio de catadores autônomos e da sociedade que hoje encontra-se mais consciente sobre os problemas ambientais, os desafios tendem a serem superados.
“Ainda neste ano, a Divisão de Resíduos tem a incumbência de elaborar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, realizar Audiência Pública para apresentá-lo a sociedade, fazer vistorias em loco e tomar providências para esclarecer dúvidas e resolver insatisfações da comunidade”, explica Geraldo. Faz parte também do cronograma do setor palestrar em escolas e entidades sobre a preservação ambiental com foco na conscientização sobre reciclagem, recepcionar estudantes e orienta-los sobre o funcionamento do aterro sanitário controlado.
Material distribuído
Para intensificar a campanha pró-reciclagem, o Samae distribui adesivos, magneto, panfletos e faz palestras de conscientização em escolas. “Todo material visa incentivar a reciclagem. Por exemplo o magneto que pode ser fixado na geladeira, tem espaço para que a dona de casa marque o dia em que a coleta seletiva passa na sua rua, e dessa forma toda a família pode ajudar a lembrar e também a separar o lixo”, disse Luiz Carlos Pedrozo do setor de Divisão de Resíduos Sólidos.
Todos os carros do Samae foram adesivados com a logo da campanha e a frase “Quem respeita o Planeta pratica reciclagem”. As escolas interessadas em participar da campanha e proporcionar aos alunos palestra e visita ao aterro sanitário deve agendar data junto ao departamento através do telefone 3634-1082.
Atenção para os dias da coleta seletiva
Segunda-feira: Centro, Rio Vermelho Povoado, Rio Vermelho Estação (até Escola Alfredo Diener) e Brasília (na parte da tarde).
Terça-feira: Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino e Lençol (até a Rua Castelo Branco).
Quarta-feira: Progresso, Centenário, Bela Aliança, Mato Preto e Dona Francisca.
Quinta-feira: Colonial, 25 de Julho e Schramm.
Sexta-feira: Serra Alta