Atendimento, porém, continuará acontecendo a partir das 7:30; quem já estiver aguardando "terá um local mais apropriado para esperar", explica o secretário de Saúde
São Bento - A partir das próximas semanas, todos os postos de saúde de São Bento do Sul passarão a abrir às 6:30, a fim de abrigar as pessoas que encontram-se à espera de atendimento. "A ação visa humanizar os trabalhos na área de atenção básica de saúde, principalmente neste período de inverno, quando muitas pessoas chegam cedo aos postos e esperam ao relento", explica a Assessoria de Imprensa do governo municipal. Conforme explica o secretário de Saúde, Marcus Maluf, a solicitação para que os postos fossem abertos com antecedência partiu do prefeito Magno Bollmann, que, por diversas oportunidades, percorreu logo cedo as unidades de saúde e ouviu as reivindicações da comunidade.
"Fizemos o teste na unidade do bairro Cruzeiro e a comunidade aprovou. Antes eles tinham que esperar fora; agora esperam o início das atividades em uma área coberta, com banheiro e estrutura", explica Maluf. O secretário conta que a mudança não acarretará em mais custos à Secretaria de Saúde, já que serão feitas escalas de trabalho e troca por folgas. "O atendimento continuará acontecendo a partir das 7:30, porém quem já estiver aguardando terá um local mais apropriado para esperar", diz o secretário de Saúde. Maluf lembra ainda que, “infelizmente, será difícil acabar com as filas nos postos, já que a questão é cultural”.
FILA
"Há casos de atendimentos agendados em que a pessoa chega uma, duas horas antes e fica na fila, quando poderia chegar somente no horário agendado", exemplifica. Além da abertura dos postos mais cedo, já acontece o chamado acolhimento, feito por um enfermeiro. "Todos que chegam aos postos passam por este acolhimento e, dependendo da urgência, são atendidos na hora ou então é feito o agendamento do atendimento, mas todos são atendidos", afirma o secretário de Saúde são-bentense.