Capacitação é ministrada para todos os municípios da região
União da Vitória - Multiplicar conhecimento. Esta foi a intenção do treinamento ministrado aos Agentes Comunitários de Saúde de União da Vitória. Durante toda a manhã da sexta-feira, 10, os profissionais participaram de uma capacitação sobre a Aids e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O evento é uma realização do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvali) e envolve todos os municípios da região. O treinamento desta sexta foi o último de cinco etapas. Para Francielli Portela Ferraz, coordenadora do Programa de Prevenção e Diagnósticos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), todas as etapas tiveram grande sucesso. “Tivemos uma grande aprovação por parte dos agentes e dos líderes e 100% de presença”, sorri.
O encontro possibilitou a troca de informações sobre as DST. Os Agentes Comunitários trouxeram dúvidas, normalmente questionamentos feitos pela comunidade, e do encontro, saíram melhores informados. Para a enfermeira Luciene Regina Sovek, da divisão de Vigilância e Saúde da Regional de Ponta Grossa, a participação dos agentes e líderes comunitários é de fundamental importância. “Eles acessam pessoas que o serviço de saúde não acessa. Ele atinge grupos de pessoas que nós não atingimos. O agente e o líder são multiplicadores de informação e o serviço deles é esse: compartilhar essas informações”, avalia. Opinião compartilhada com Francielli. “Os agentes e lideres são nossa ponta. Eles trazem a informação para nós e nos ajudam muito”, diz.
A próxima etapa do programa é capacitar médicos e enfermeiros. Por isso, o Programa de Prevenção prepara para o mês de setembro uma capacitação sobre Sífilis Congênita.