Adriano Ceolin, iG Brasília | 10/06/2011 15:30
Foto: AE Ampliar
Ideli era a favorita de Dilma para o posto
A presidenta Dilma Rousseff escolheu a ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC), atualmente na pasta da Pesca, para ser a nova ministra de Relações Institucionais. Com a decisão, Dilma ignorou os pedidos de PT e PMDB que tinham preferência por Cândido Vaccarezza (PT-SP), atual líder do governo na Câmara. Luiz Sérgio permanecerá na Esplanada dos Ministérios. Ele foi transferido para a vaga de Ideli na Pesca.
O convite a Ideli foi feito na quarta-feira, pouco antes da posse da ministra Gleisi Hoffmann na Casa Civil. Os primeiros sinais de que Dilma optaria pela ex-senadora para o posto começaram a ficar evidentes ontem, após as duas viajarem juntas para Blumenau. Durante a viagem, Dilma e Ideli acertaram todos os detalhes da nomeação.
Em Brasília, Vaccarezza tentou construir sua indicação costurando apoios na dividida bancada do PT da Câmara e pedindo ajuda a José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AP). Embora tenha surgido como um dos principais cotados para o posto, o líder do governo foi prejudicado nas negociações pelas divergências com vários setores da bancada petista na Câmara.
O enfraquecimento e a confirmação da saída de Luiz Sérgio foram antecipados pelo iG ao longo das últimas semanas.
O iG revelou também na última quarta-feira a entrada do nome de Ideli na lista de opções para a vaga. Ela passou a ser cogitada na noite de terça-feira, pouco depois de vir a público a notícia sobre a demissão do ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci.