Canoinhas - Cerca de 60 empregos, diretos e indiretos, serão gerados com o início das atividades da agroindústria Villa Germania, que na tarde de terça-feira, 07, venceu a licitação na modalidade concorrência pública para implantar complexo agroindustrial no município.
De acordo com proposta apresentada pela agroindústria à Prefeitura de Canoinhas, pretende-se investir R$ 1 milhão até o início das atividades no município. Para a instalação do complexo agroindustrial a Prefeitura fará a doação de área com 459.354,84m² à Villa Germania, que tem até 150 dias após a assinatura do termo de doação para iniciar as edificações.
O diretor presidente da Villa Germânia, André Grützmacher conta que a diretoria da agroindústria passou a conhecer as potencialidades do município após contato realizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Seleme. De acordo com Grützmacher, foram muitos os motivos que fizeram de Canoinhas o local escolhido para receber o empreendimento. “Nossa definição estratégica em montar no planalto norte nossa estrutura de matrizes, a receptividade e agilidade por todos do poder público municipal, a estrutura educacional existente e em implantação no município, os acessos terrestres, mas principalmente a existência de uma área dentro das nossas necessidades e anseios foram fundamentais”, conta Grützmacher.
Para o secretário Juliano Seleme, este investimento reflete o quanto a administração municipal se dedica para o desenvolvimento de Canoinhas.“Esse namoro começou em setembro de 2010, concretizando hoje a vinda de uma grande empresa no setor de alimentos e reforçando ainda mais a vocação do município para o agronegócio. Sinto-me realizado por esta conquista de Canoinhas”, comemora Seleme.
Sobre a Villa Germania
Fundada em Indaial em 1996 para atender a demanda da comunidade local e de turistas para o consumo de pato e marreco, a Vila Germânia é hoje a maior empresa da América Latina na produção destes tipos de carne e seus derivados.
A empresa atua em todas as fases produtivas, desde a importação de matrizes francesas e inglesas, a incubação de ovos, criação em produtores integrados, fabricação de ração com ingredientes naturais até o abate e comercialização das carnes. Empresa certificada pelo Ministério da Agricultura / SIF neste segmento, a Villa Germania dispõe de equipe de profissionais especializados, que garantem a qualidade em todas as fases de produção a fim de atender as expectativas dos diversos mercados existentes.
A Villa Germania exporta mais da metade da produção para Japão, Hong Kong, Dubai, Arabia Saudita entre outros do oriente médio. Depois de implantado o projeto, que prevê um abate diário de 25.000 patos por turno, a empresa será uma das principais deste segmento no mundo.