Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Curso de Bombeiro Voluntário Mirim inicia na cidade

Segunda, 01 de abril de 2019

 

Clique para ampliar
 

A manhã de sábado foi marcada pela Aula Inaugural do curso de Bombeiro Voluntário Mirim, realizada no anfiteatro da Praça CEU das Artes - Centro de Artes e Esportes Unificados João Roesler, no bairro Serra Alta.

O evento foi considerado histórico pois marcou o início do curso para a primeira turma de Bombeiro Voluntário Mirim da cidade.

Organizado pela empresa Fiação São Bento, o curso conta com diversos parceiros como a Condor, Buddemeyer, Fiação São Bento, Bombeiros Voluntários de Guaramirim, DETRU - Departamento de Trânsito Urbano de São Bento do Sul, da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Conselho Tutelar de São Bento do Sul, e Praça CEU das Artes - Centro de Artes e Esportes Unificados João Roesler, vinculada a Fundação Cultural de São Bento do Sul, Secretaria Municipal da Assistência Social, Fundação Municipal de Desportos, e Secretaria Municipal de Educação.

Para a primeira edição do curso foram confirmados 49 inscritos com idades entre 7 e 14 anos que estarão recebendo instruções e estarão aprendendo o que é ser um Bombeiro Voluntário Mirim durante aulas mensais que serão às quintas-feiras, das 18:30 às 20 horas, e aos sábados, das 8h às 10 horas.

O programa do curso seguirá o livro "Paradigma de uma corporação", obra esta considerada padrão para o Bombeiro Mirim, e de autoria de um dos fundadores da ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, Sr. José Henrique Carneiro de Loyola, presidente da Fiação São Bento.

Durante a Aula Inaugural, além dos alunos e familiares, participaram o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Peter Alexandre Kneubuehler; presidente da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul,  Marciano Lipreri, que também é o instrutor do curso; diretor de cultura e patrimônio da Fundação Cultural de São Bento do Sul Czeslaw Kosciarz; diretor da Fiação São Bento, Sócio Fundador da Sociedade dos Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, e atual membro do Conselho Deliberativo, Horst Maul; e o diretor da Fiação São Bento, ex-presidente da Sociedade dos Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul e atual membro do Conselho Deliberativo, Andreas Broder.

Durante os pronunciamentos Andreas Brother destacou a importância dos pais ao incentivarem seus filhos para participar do curso.

Hors Maul, destacou a grande satisfação e orgulho em poder estar prestigiando este momento. "Lembro muito bem de quando em 1957 São Bento necessitava de proteção, pois haviam ocorrido diversos incêndios. Então nós nos unimos com o prefeito Carlos Zipperer Sobrinho para fundar o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul. Eu me sinto orgulhoso hoje, depois de tantos anos, em poder ver esses jovens se engajando nessa nobre missão que é ser um bombeiro voluntário", concluiu.

O presidente do Legislativo Peter Alexandre Kneubuehler, ao falar sobre super heróis ressaltou que muito mais do que os heróis dos cinemas ele vê nos bombeiros os verdadeiros heróis. “E isso que vocês estão fazendo hoje é muito importante. Colocar a vida de vocês para ajudar as outras pessoas, esse desejo de fazer algo para os outros é o que faz de vocês heróis”, finalizou.

Após os pronunciamentos, o instrutor do curso e presidente da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, Marciano Lipreri ministrou uma palestra sobre a história dos bombeiros, e na sequência já realizou a primeira aula com os jovens alunos, que contou inclusive com simulações de atendimento e imobilização de vítima de queda ou acidente.

Conforme Marciano, o curso prosseguirá até o final do ano e os alunos terão simulações em campo para obter conhecimento e treinamento em situações reais.

 

Histórico

Segundo pesquisa, já na década de cinquenta,  o município de São Bento do Sul  ressentia-se  de uma maior segurança para a vida dos seus cidadãos e do seu patrimônio.

Assim, em 1957, portanto há 62 anos, algumas lideranças do município levaram ao poder público o seu pleito para a criação de uma equipe de Bombeiros Voluntários para o município.

Desta forma, atendendo os anseios dos são bentenses,  o prefeito da época, Carlos Zipperer Sobrinho, de saudosa memória,  assinou a Lei Municipal número 08/57 em que autorizava o município a adquirir uma bomba para combate a incêndio, de origem polonesa, marca LEOPOLIA M 800, equipada com motor à gasolina, a qual foi adquirida da Sociedade Técnica Paraná Ltda ao custo de Cr$ 120.000,00 (Cento e vinte mil cruzeiros), moeda da época.

Como uma sociedade civil organizada,  em 29 de maio de 1959 foi formalmente fundado o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, sendo que alguns dos fundadores ainda permanecem ativos em nossos dias, tais como os senhores:, Bertholdo Roesler, Horst Maul, Heinz Engel, dentre outros.

Seus atos constitutivos foram publicados na página 08 do  Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de  15.03.1961.      

No decorrer de 1995 a entidade foi reativada e com uma nova Diretoria e viu-se a necessidade de adaptar seus estatutos ao NCC (Novo Código Civil) passando à atual denominação de:  Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul.

Hoje, reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal conforme Lei n° 132 de 15.02.1979 e de Utilidade Pública Estadual conforme Lei 10820 de 13.07.1998. Inscrita no C.N.A.S (Conselho Nacional de Assistência Social) conforme resolução n° 106, publicada no Diário Oficial da União de 24.07.1998, conforme processo n° 44006.000540/98-31.

Contando atualmente com cerca de 430 bombeiros, de ambos os sexos,  em plena atividade em suas empresas, a entidade permanece fiel aos seus princípios estatutários de dar espaço a voluntários e voluntárias dispostos de, a qualquer momento ou lugar em que puderem ajudar, ali se apresentarem com sua coragem e destemor, dando um suporte e alento para quem estiver necessitando de ajuda.

Nos casos de sinistros que atingem a comunidade, os brigadistas agem sempre em conjunto com os Bombeiros Militares.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA