Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa Remédio em Casa passa por revisão no município

Terça, 12 de março de 2019

 

Clique para ampliar
 

Implantado no município no ano de 2013, o programa Remédio em Casa tem por objetivo entregar medicamentos de atenção básica de uso contínuo padronizados na rede pública de saúde de São Bento do Sul.

Contando atualmente com 780 pacientes, o programa está passado por uma reavaliação, e todos os usuários passarão por uma entrevista que está sendo realizada ao longo dos meses de março e abril em suas residências.

De acordo com as informações repassadas pela coordenadora de Atenção Básica Suzieli Lamin e pela diretora do departamento de gestão administrativa Leslie Lia Hermes Tschöke, a reavaliação do programa vem sendo planejada desde o início do ano de 2018 quando os novos critérios para participação foram construídos com todos os oito conselhos locais de saúde, sendo Alpino, Centenário (com dois conselhos), Cruzeiro, Mato Preto, Vila São Paulo, Serra Alta e Urca, além de ser aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde.

Conforme Suzieli, foi uma construção democrática e bem trabalhada que totalizou um ano inteiro de planejamento e estudos. Todos os pacientes receberam um comunicado informando da reavaliação do programa que estaria ocorrendo durante os meses de março e abril.

Todos os comunicados foram enviados fixados nas caixas de remédios que os pacientes receberam nos meses anteriores, informando assim todos os inscritos no programa.

Basicamente a reavaliação ocorrerá com uma avaliação do paciente e o preenchimento do novo formulário que foi desenvolvido pela Comissão de Farmácia Terapêutica ao longo de 2018.

 

Reavaliação

Para que o paciente permaneça no programa Remédio em Casa o profissional de saúde aplicará o Índice de Katz, uma ferramenta que avalia seis funções e atividades cotidianas que são a alimentação, a continência, a transferência (locomoção), o toalete, o vestir e o banho.

Após realizada a reavaliação e analisados os dados, o paciente será informado se permanecerá no programa ou não.

Este informe ocorrerá durante o mês de maio, quando uma carta será encaminhada a todos os participantes do programa também anexa aos medicamentos entregues em cada domicílio.

Conforme fizeram questão de reforçar Leslie e Suzieli, é muito importante que todos os pacientes do programa façam a reavaliação, pois aqueles que não o fizerem dentro do prazo serão automaticamente excluídos do programa.

  

Desperdício

Um dos motivos que levou a equipe a planejar e realizar esta reavaliação do programa Remédio em Casa foi justamente o desperdício. Os medicamentos disponibilizados pelo programa Remédio em Casa são para serem consumidos sempre no prazo de 30 dias pelos pacientes, porém, muitos casos de estoques de medicamentos encontrados em residências inclusive noticiados pela imprensa culminaram na reavaliação, com o objetivo de evitar desperdícios e de promover o respeito para com os cidadãos do município que também procuram medicamentos na Central de Medicamentos.

  

O que muda no Remédio em Casa 

Com a reavaliação do programa o que mudará será o atendimento aos pacientes, que passarão a receber todos seus medicamentos em casa, com exceção dos medicamentos refrigerados, como a insulina, que não pode ser transportada por moto-transporte, e dos medicamentos controlados que exigem a retenção da receita médica na farmácia. Nestas situações, os familiares devem retirar os medicamentos.

 

As demais mudanças serão: 

Atual

Só recebiam medicamentos pessoas a partir dos 60 anos de idade.

 

Após a reavaliação

Não há mais limite de idade desde que o paciente seja acamado ou domiciliado (com limitações).

 

Atual

Eram entregues medicamentos restritos ao tratamento da hipertensão ou diabetes.

 

Após a reavaliação

Serão entregues todos os medicamentos prescritos aos pacientes, exceto os refrigerados e os controlados.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA