A Aids Healthcare Foundation (AHF), por meio do seu escritório para América Latina e Caribe, e o Escritório Regional de Educação da UNESCO para América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) convocam para apresentação de trabalhos para a terceira edição do Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15 de março.
O prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho informativo dos profissionais do jornalismo em temas relacionados com:
• A prevenção – ou a falta desta – de novas infecções pelo HIV, incluindo o acesso aos preservativos.
• Como está a prestação de serviços ou a realização de ações para aumentar a consciência sobre o HIV na sociedade.
• O acesso – ou a falta – a atenção de qualidade ao HIV.
• A discriminação vivenciada pelas pessoas que vivem com HIV, o estigma que ainda as cerca.
• As barreiras culturais que afetam a realização do teste que diagnostica a infecção e a atenção à saúde.
• As histórias de vida das pessoas que vivem com HIV.
• Outro de pertinência social, relacionados com o tema, segundo a situação de cada país.
A AHF reconhece o trabalho das e dos comunicadores e meios de comunicação como indispensáveis para que a sociedade e os governos tenham a informação adequada para fazer frente a epidemia do HIV e Aids, que segue sendo um assunto de saúde pública prioritário a nível global.
DATAS DE PUBLICAÇÃO E ENTREGA
Os trabalhos jornalísticos deverão ter sido publicados ente 1 de janeiro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019.
A inscrição dos trabalhos estará aberta até 15 de março de 2018 (inclusive), até as 23:59 horas de Los Angeles - Califórnia (-8 UTC), sede global da AHF.
Os trabalhos devem ser enviados para os correios eletrônicos da AHF de cada país:
Argentina: guillermina.alaniz@aidshealth.org
Brasil: ahfbrasil@aidshealth.org
Chile: ahfchile@aidshealth.org
Colômbia: ahfcolombia@aidshealth.org
Guatemala: marleny.negreros@aidshealth.org
México: ahfmexico@aidshealth.org
Peru: nadya.bravo@aidshealth.org
República Dominicana: flor.guzman@aidshealth.org
As bases do concurso estão disponíveis no site www.periodismovihsida.org.
Os vencedores serão anunciados pelo comunicado de imprensa no dia 3 de maio de 2019, simultaneamente em todos os países.
REQUISITOS
• Os trabalhos dos candidatos devem ter sido divulgados entre o dia 1 de janeiro de 2018 até dia 28 de fevereiro de 2019 em mídia tradicional ou independente.
• Os trabalhos devem ter sido publicados na mídia nacional.
• Cada participante só poderá participar com até 2 trabalhos (incluindo aqueles em que eles participam em equipe, com o entendimento de que apenas um prêmio será concedido por equipe, para o autor ou autora principal).
• Os trabalhos publicados em mais de um formato concorrerão em apenas uma categoria.
• Trabalhos jornalísticos de pesquisa ou publicações em capítulos de contos serão aceitos.
• Os participantes devem enviar seu trabalho de acordo com os seguintes parâmetros:
Imprensa escrita:
- Arquivo .doc ou .txt
- PDF da publicação original
Peças audiovisuais:
- Arquivo mp3 ou mp4
- Link do vídeo no Youtube
Além disso:
• No caso de trabalhos em equipe, entregar carta de cada um dos integrantes em que aceitam em compartilhar os créditos e, em caso de ganharem, designar apenas um representante para a viagem.
• Mini-bio de cada autor/a (tamanho máximo: uma página por pessoa).
• Cópia escaneada da identidade (RG) de cada autor/a.
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os critérios apresentados abaixo serão propostos aos júris, para oferecer bases comuns e facilitar os processos de avaliação.
Veracidade: que o trabalho fornece informações comprováveis.
Oportunidade: a sua publicação escrita ou vídeo gerou um impacto informativo.
Transcendência social: que essa informação estimule a transformação social, cultural e / ou médica na abordagem do HIV-AIDS.
Linguagem não discriminatória que esteja em conformidade com as técnicas de apresentação aplicáveis a cada meio.
Estrutura e qualidade narrativa: que o uso da linguagem para cada meio seja eficaz e de qualidade.
Pesquisa: mostre um conhecimento global de HIV-AIDS. Isso inclui dados de várias fontes.
Ética jornalística: que demonstre respeito pela integridade daqueles que lideram eventos e por fontes confiáveis (respeito à privacidade, linguagem inclusiva e confirmação de dados); ligado à veracidade dos fatos; que sirva aos interesses das audiências; que seja independente
O JURI
O lançamento da chamada, a seleção dos jurados e a tomada de decisões serão feitas em nível nacional. Em cada país participante, o júri é composto por três a cinco pessoas, incluindo jornalistas e especialistas em HIV de várias áreas.
O PRÊMIO
Haverá um vencedor por categoria em cada país. Os vencedores receberão um diploma e troféu em reconhecimento e participarão, juntamente com jornalistas premiados de outros países, da 10th International AIDS Society (IAS) Conference on HIV Science, e atividades preparatórias a serem realizadas na Cidade do México de 23 a 27 de julho de 2019. A AHF pagará passagens aéreas, hospedagem, refeições e despesas relacionadas a viagem.
Todas e todos os participantes receberão um certificado de participação.
*Para os jornalistas ganhadores do México, a premiação será uma viagem para Lima, Peru para participar em atividades da AHF Peru, de acordo com o calendário de 2019 da organização.
SOBRE A AHF
A Aids Healthcare Foundation (AHF) é uma fundação internacional sem fins lucrativos com sede em Los Angeles, Estados Unidos. Ela proporciona serviços de prevenção do HIV, testagem e assistência a mais de um milhão de pessoas em 42 países no mundo.
Na América Latina e Caribe tem presença em 14 países, nos quais oferece testes rápidos e gratuitos e vinculação com serviços de saúde pública dos governos e não-governamentais, para assegurar a prevenção e o tratamento nas comunidades. Junto a mais de 150 organizações da sociedade civil aliadas na região, a AHF advoga por um melhor acesso aos testes e, em particular, ao tratamento mais rápido sem estigma nem discriminação.
Conheça mais sobre a AHF em www.aidshealth.org
SOBRE O ESCRITÓRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA UNESCO PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE
A OREALC/UNESCO Santiago, com sede em Santiago do Chile, foi criada em 1963 com o propósito de apoiar aos Estados Membros da região na definição de estratégias para o desenvolvimento de suas políticas educativas.
Exerce sua missão enquadrada na convicção que a educação é um direito humano para todas e todos, ao longo da vida, e que seu acesso deve ser acompanhado de qualidade.
A UNESCO á a única organização das Nações Unidas que dispõe de um mandato para cobrir todos os aspectos da educação. Foi-lhe confiada a coordenação da Agenda Mundial da Educação para 2030 no âmbito do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4. O roteiro para alcançar este objetivo é o Marco de Ação de Educação 2030.
Conheça mais sobre a UNESCO em http://www.unesco.org/new/es/santiago/regional-bureau-of-education/