18.10.2018 Na tarde desta quinta (18), aconteceu a primeira reunião do grupo de apoio técnico ao Comitê Consultivo da Internet para o combate às fake news, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
O grupo foi criado com o intuito de coletar e filtrar notícias falsas espalhadas na internet, durante os dias que antecedem e na própria data do segundo turno. Esse grupo vai atuar em conjunto com o Comitê Consultivo da Internet, instituído em maio deste ano.
O grupo é coordenado pela secretária de controle interno e auditoria do TRE, Denise Schlickmann. Já o comitê é presidido pelo juiz do pleno Antonio Fernando Schenkel do Amaral e Silva. Também são parte do grupo o policial civil e membro do núcleo de inteligência do Tribunal de Justiça, Ivan Castilho, e os servidores Ayrton Teixeira, Guilherme Delbem e Juliana Both.
Na ocasião, foram debatidas as principais ações do grupo de apoio técnico. Entre elas, está o trabalho de prevenção através de informação e transparência. Além disso, será feito um trabalho de coleta e filtragem de fake news, que devem ser encaminhadas para a Polícia Federal e ao Ministério Público Eleitoral, que investigarão as denúncias. “Sempre vamos atuar em perfis abertos, pois não é nossa intenção quebrar nenhum tipo de sigilo”, declara o presidente do Comitê.
Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC