Mesmo com a chegada do frio na região, a população ainda deve continuar se prevenindo contra a dengue. A fim de manter o município livre desta doença, a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Mafra, por meio do Programa Municipal de Prevenção e Combate à Dengue monitora periodicamente os locais de possíveis focos do mosquito, por meio da manutenção de armadilhas. De acordo com a Secretaria, ainda não foi detectada a doença no município, mesmo assim, a prevenção deve ser constante. Para tanto, em uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano serão instaladas placas no cemitério municipal, com avisos para evitar a dengue.
Atenção às placas
Embasada na Lei Estadual nº 16.871/2016 que dispõe sobre a obrigatoriedade de proprietários ou locatários de imóveis residenciais e comerciais públicos e privados adotarem medidas para evitar a existência de criadouros para Aedes aegypti, a placa afixada terá o seguinte texto: “Proibido uso de vasos ou recipientes que possam acumular água. Lei estadual 16.871/2016 – sujeito a recolhimento”.
Também haverá outras orientações, como por exemplo: “Faça sua homenagem com responsabilidade. Quando for ao cemitério, não deixe os vasinhos de plantas nos túmulos com água. Traga seus vasinhos com terra e se vir água acumulada nos mesmos, retire ou comunique um funcionário. A luta contra esse mosquito é contínua e de todos nós!”.
Controle
As secretarias envolvidas nesta ação solicitam aos proprietários dos jazigos que tomem atitudes preventivas para evitar que o mosquito bote ovos, reduzindo as chances de proliferação.
Vamos prevenir?
AVigilância Epidemiológica de Mafra pede para a população não se descuidar. Veja as orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Para denunciar a existência de possíveis focos de Aedes aegypti entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 3642-5867.
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.br
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra.