Jonny Schwetler de São Bento do Sul foi um dos 3 contemplados com uma viagem para a Região dos Lagos, no litoral fluminense, ele concluiu o curso Brasil Braços Abertos do Ministério do Turismo e foi sorteado entre os cerca de 2.300 inscritos que conseguiram vencer todas a unidades de aprendizado até 15 de janeiro.
A Plataforma de Ensino a Distância Brasil Braços Abertos, do Ministério do Turismo (MTur) é uma plataforma digital de ensino à distância para cursos profissionalizantes.
O setor de turismo no Brasil é conhecido por distribuir maior renda em nível local e nacional. Com algumas das paisagens mais bonitas do mundo, o país recebe turistas de diversas regiões e também é forte no que diz respeito ao turismo interno. Sabendo disso, surgiu a plataforma Brasil Braços Abertos 2017.
É através desta plataforma que foi oferecido cursos com carga horária de 80 horas de aulas online em vários módulos – voltados para a capacitação de interessados em usufruir dos recursos que giram em torno do turismo.
É através da Plataforma Brasil Braços Abertos que milhares de brasileiros poderão ter uma qualificação profissional. Essa é uma das ações que fazem parte do projeto Brasil + Turismo, que pretende melhorar a capacitação de profissionais que trabalham com atendimento ao setor.
As inscrições para o Brasil Braços Abertos em todo o país, através da oferta de ensino à distância, contaram com 3.418 pessoas cadastradas apenas no primeiro mês.
Esse formato disponibilizado, de Ensino à Distância, é totalmente gratuita, sem tutoria de professores e desenvolvida para o auto estudo.
Ao completar 696 pontos, o aluno pode emitir o certificado de conclusão no próprio site do canal http://brasilbracosabertos.turismo.gov.br/.
No ano de 2018 as inscrições devem começar no dia 1º de março.
Jonny trabalha na Fundação de Cultura e faz as vezes de guia de turismo no museu local. A cidade mantém traços culturais herdados dos colonizadores europeus que ali chegaram no século XIX. O estilo teuto-brasileiro está presente em vários prédios, principalmente no centro-histórico. No roteiro cultural Estrada Dona Francisca é possível apreciar construções em estilo enxaimel e teuto-brasileiro, bem como ranchos, estrebarias e equipamentos da época da colonização.
Crédito: Prefeitura de São Bento do Sul (SC)
O roteiro do Vale Perdido, com parques naturais, recantos, além do Morro da Igreja - com 842 metros de altitude - e o Circuito das Araucárias de cicloturismo representam a vocação local para o turismo rural e de aventura. São Bento do Sul oferece ainda um roteiro ferroviário de 45 km por paisagens da Mata Atlântica a bordo de uma Maria Fumaça que parte do município vizinho de Rio Negrinho. Quem visita a cidade tem a oportunidade de experimentar pratos típicos alemães (eisbein, kassler, repolho azedo, purê de batatas e café colonial) e poloneses (pirogui, alusqui, pernil e chucrute com costelinha). Destacam-se, ainda, as bolachas pintadas a mão, o chocolate tradicional e os embutidos, bons também para presentear.