Até domingo, dia 15 de outubro, Rio Negrinho será a capital catarinense do escotismo. Cerca de 3.200 membros do movimento escoteiro estão na Fazenda Evaristo para o 18º Acampamento Regional de Santa Catarina, ARSC cuja abertura ocorreu na manha de quinta, 12/10, num ritmo muito animado. O evento foi apresentado pelo pioneiro e youtuber Filipe Conde de Sousa, do Grupo Escoteiro Ubirajara e pela guia Nathaly Ferreira dos Santos, do Grupo Escoteiro Ipê Amarelo, além das escoteiras Giovana Muller Conzatti, do Grupo Escoteiro Mafeking e Isadora Sandi, do Grupo Escoteiro Concórdia. Além dos dirigentes dos Escoteiros de Santa Catarina a comunidade local estava representada pelo prefeito Julio César Ronconi e seu vice Roberto Albuquerque. O presidente dos escoteiros de Santa Catarina, Celso Menezes lembrou que o ARSC é o maior evento de âmbito regional realizado no Brasil.
O diretor regional de Métodos Escoteiros, Evandro Schaefer, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e em especial as equipes de Programa e de aplicação dos módulos que fazem as atividades acontecerem. “Tudo foi pensando e organizado para os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros e desejamos um ótimo ARSC a todos”, disse o dirigente.
O prefeito de Rio Negrinho, Julio César Ronconi, que foi escoteiro na cidade, agradeceu a oportunidade de estar sediando mais um evento escoteiro, já que esta é a segunda vez que o ARSC é realizado em Rio Negrinho
Os mais de 3.200 participantes do ARSC representam 95 grupos escoteiros de sete estados brasileiros, além de Santa Catarina, com destaque para representantes do Peru e da França.
O tema do 18º ARSC é “Nossas Origens” e as atividades envolvem as culturas das diferentes regiões do estado, sempre com muita emoção e adrenalina, além do diferencial do método escoteiro.