Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Unidades do IFC em SC têm mais de duas mil vagas gratuitas em cursos técnicos

Segunda, 11 de setembro de 2017

 

Clique para ampliar
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
 

Encerram na segunda-feira (11) as inscrições para concorrer a uma das 2.075 vagas gratuitas em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC). O Exame de Classificação 2018 é uma prova destinada aos candidatos que tenham cursado e concluído todo o ensino fundamental até janeiro de 2018 e é possível escolher, no momento da inscrição, o local em que desejam estudar e o tipo de curso em que pretendem se especializar.

Os cursos possuem 50% das vagas (1.226) destinadas para estudantes de escola pública, contendo vagas exclusivas para baixa renda, candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoa com deficiência. O IFC ainda oferta 181 vagas em ação afirmativa nos cursos técnicos de agropecuária voltadas aos candidatos oriundos da agricultura familiar.

As inscrições devem ser feitas através do Portal de Ingresso do IFC (http://ingresso.ifc.edu.br/) e a taxa de inscrição é de R$ 10,00. As vagas são ofertadas em 16 unidades do IFC: campi Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade Tecnológica e Urbana), Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Entenda

O estudante, ao ingressar no curso técnico integrado ao ensino médio, vai passar, em média, dois turnos no IFC: integradamente ele faz disciplinas do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e da qualificação que escolher no momento da inscrição, que pode ser: Administração, Agroecologia, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho e Vestuário.
As inscrições para o Exame de Classificação 2018 acontecem até o dia 11, no http://ingresso.ifc.edu.br/. As provas ocorrem no dia 19 de novembro, das 14 às 18 horas.

Ações Afirmativas

O IFC adota a política de ações afirmativas na distribuição das vagas. Neste ano, as cotas são as seguintes: 
a) Agricultura Familiar (181 vagas),
b) Escola Pública Qualquer Renda (514 vagas); 
c) Escola Pública Baixa Renda (531). 
Ainda, nas cotas para escola pública há vagas destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoa com deficiência. No total, serão 849 vagas para ampla concorrência e 1.226 para ações afirmativas (cotas).

Confira aqui os cursos técnicos ofertados pelo IFC e suas respectivas cidades

Serviço:

Para ingressar em um curso técnico no IFC, o candidato precisa percorrer seis passos:
1) Realizar a inscrição no Exame de Classificação (24/07 a 11/09);
2) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição (até 15/09);
3) Imprimir o comprovante de inscrição, com data, horário e local de prova (01 a 19/11);
4) Fazer a prova do Exame de Classificação (19/11). Prova com 30 questões objetivas de múltipla escolha. Das 14h às 18h (um domingo);
5) Realizar a matrícula se aprovado em 1ª Chamada (08 a 11/01/2018)
6) Comparecer ao início das aulas dos cursos técnicos no IFC, em fevereiro de 2018.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/09/unidades-do-ifc-em-sc-tem-mais-de-duas-mil-vagas-gratuitas-em-cursos-tecnicos-9893043.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA