Emoção não faltou na sexta-feira à noite (7), durante a solenidade de nomeação de uma das salas do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, no bairro Serra Alta. Eduardo Nunes da Rocha Popadiuk foi homenageado, dando seu nome para a sala no centro. Ele foi o primeiro aluno a frequentar a unidade.
Autoridades, familiares e alunos do centro participaram da solenidade, que contou com o descerramento da placa e entrega de lembrança à mãe de Eduardo, Andrea Nunes Popadiuk. “Gostaria de agradecer a todos pelo carinho que dedicaram ao meu filho. Ele foi, com certeza, muito feliz aqui”, disse, emocionada.
“Essa homenagem hoje vai fazer com que vocês, pais, e os próximos que aqui tiverem seus filhos frequentando esse espaço, saibam que atrás de tudo isso teve uma mulher batalhadora e determinada na busca pelo melhor para seu filho e que, como consequência, mais alunos terão a oportunidade de um atendimento especializado para o autismo”, falou o vereador Fernando Mallon, responsável pela indicação para a nomeação da sala.
O prefeito Magno Bollmann comentou sobre o autismo, condição permanente à criança, ao ser humano, mas que todos podem aprender, melhorar sua qualidade de vida e se destacar em habilidades visuais, música e arte. “Parabéns, dona Andrea, por ser essa mulher guerreira, determinada e de um coração gigante de amor por seu filho. Que não mediu esforços para que seu filho tivesse um atendimento especializado e que gerou uma oportunidade para mais autistas”, comentou.
A secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido falou da realização de um sonho de uma mãe, que sempre buscou o melhor. “Para que esse centro se tornasse realidade, você foi em busca de explicar às pessoas sobre a importância dessa necessidade. Eu tenho certeza que o Dudu, nosso querido Dudu, se estivesse aqui ele diria que sua vida foi breve, mas que não foi em vão por conta das 33 crianças que estão aqui hoje”, destacou.
O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Geraldo Salomon, parabenizou à mãe pela dedicação com seu filho e aos profissionais do centro para o autista pelo carinho com quê cuidam dos alunos da unidade. “Não temos palavras para agradecer tanto amor entregue para essas crianças e jovens”, disse.
O centro - Hoje, o Centro de Atendimento para o Autismo conta com 33 alunos, oportunizando os atendimentos no período matutino e vespertino de até quatro vezes por semana, bem como atendimento contínuo, conforme a necessidade do aluno.
A equipe é composta por uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma neuropediatra, uma cozinheira e auxiliar de serviços gerais, duas professoras de Atendimento Educacional Especializado, um professor de educação física, uma professora de artes e uma coordenadora.