O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou pesquisa sobre impacto do El Niño em solos brasileiros.
Os resultados da nova pesquisa mostram que durante eventos de El Niño muito fortes, como o que está ocorrendo, o aumento na ocorrência de tempestades não fica restrito a região sul do país e também deve atingir a região sudeste e parte da região centro-oeste.
A pesquisa foi baseada em dados da ocorrência de tempestades no verão nestas regiões desde 1950 e sua relação com diversos eventos históricos de El Niño de diferentes intensidades.
Revisem os para-raios! (ou instalem)
Para o verão de 2015/2016, sujeito a um evento El Niño muito forte – o atual evento deve ser o terceiro mais forte desde 1950 depois dos eventos de 1983 e 1998 – é previsto um aumento na ocorrência de tempestades em relação ao último verão de 20% na ocorrência de tempestades nas regiões sul, ficando o alerta para a população sobre os efeitos das tempestades.
No sudeste do país, nos últimos três meses foram registradas 480 mil descargas elétricas atingindo o solo, contra 310 mil descargas no mesmo período de 2014, um aumento de 52%.
Feira em São Paulo
22º Feicon/Batimat de 12 a 16 de abril, feira que dispensa apresentação para quem é do setor de engenharia.
Encontro em Foz
88º Encontro Nacional da Indústria da Construção
Foz do Iguaçu receberá o 88º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção de 11 a 13 de maio de 2016, principal evento brasileiro do calendário anual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade que representa nacionalmente todos os segmentos do setor.