Veículos aéreos não tripulados (VANT), ou DRONE (zangão em Inglês) foram inicialmente utilizados para uso militar, inspiradas nas bombas voadoras alemãs, durante a segunda guerra, e vem ganhando espaço no entretenimento e uso profissional de imagens e acessibilidade.
Na construção civil não poderia ser diferente, pois seus produtos normalmente são altos, de difícil acesso onde a segurança inibe ou até inviabiliza estudos e inspeções.
Nos E.U.A.
Com esta nova ferramenta muitas coisas estão progredindo, por exemplo, Cientistas do Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica (EPRI), sediado nos EUA, estão estudando as vantagens operacionais e econômicas do uso de DRONES na inspeção de linhas e torres de comunicações e transporte de eletricidade, bem como torres eólicas.
A maior usina solar do mundo
Com mais 500 mil espelhos parabólicos de 12 metros de altura, a primeira fase do megaprojeto solar NOOR, no Deserto do Sahara, em Marrocos tem uma capacidade de geração de cerca de 160 MW e é tão grande que é visível do espaço.
Apesar de ser já a maior central solar de concentração do mundo, quando concluídas as restantes 2 fases do projeto (NOOR 2 e NOOR 3), em 2020, o complexo conseguirá gerar uns impressionantes 500 MW, correspondentes a 42% das necessidades energéticas do país.
***********************
“Quando um verdadeiro gênio aparece no mundo é logo reconhecido por este sinal: os tolos ligam-se todos contra ele”
JONATHAN SWIFT (1667-1745)
Escritor irlandês