Nem só de mineração e tiros em leões vive a África. Um arquiteto italiano, chamado Arturo Vittori criou um projeto que capta e transforma vapor atmosférico em água potável.
O projeto, concebido há pouco mais de um ano para comunidades rurais da Etiópia, consiste em uma torre de cerca de 90 quilos e dez metros de altura construída a partir de materiais como bambu ou talos de juncos. No interior, a estrutura é forrada por uma malha de plástico perfurada que ajuda a captar gotículas de orvalho, que escorrem até uma bacia na parte inferior da torre.
A torre tem capacidade para coletar cerca de 100 litros de água por dia. Cada unidade custa 500 dólares e pode ser construída em qualquer lugar sem a necessidade de equipamentos construtivos.
Culpado até por gerar ventos!
Há cerca de 2 anos, o edifício 20 Fenchurch Street (mais conhecido por “Walkie Talkie”) esteve nos noticiários por ter danificado veículos, pavimentos e outras estruturas em resultado da reflexão e concentração, pelas fachadas envidraçadas, de raios solares, e agora é agora acusado de ser o responsável por provocar fortes correntes de ar no centro financeiro da capital inglesa.
De acordo com o jornal Inglês, The Telegraph, a geometria e localização da estrutura de 34 pisos, fomenta a formação de um efeito de túnel de vento, que já provocou diversos danos materiais e colocou em pessoas em perigo.
***************************
“Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho
Eles passarão
Eu passarinho!”
MÁRIO QUINTANA
Poeta, tradutor e jornalista
(30/07/1906 - 1994)