São Bento - A Astran – Associação de Transportes do Planalto Norte atua fortemente na cidade desenvolvendo projetos sociais, que visam o bem estar da população. Entre estes projetos pode ser destacado o projeto Despoluir, Projeto Astran de Educação Complementar, São Bento Desaquece e o Projeto de Gestão Administrativa da Cooperativa de Catadores.
O trabalho junto a Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul iniciou no ano passado, e já tem ajudado em muito no trabalho e na geração de renda dos cooperados. Naquela cooperativa a Astran atua na Assistência Administrativa, Desenvolvimento e Preservação Ambiental e Assistência Social.
Além de oferecer estes benefícios aos cooperados, a Astran ainda disponibiliza dentista e médico gratuitamente. Para os que precisam de exames laboratoriais, a Astran tem uma parceria com um laboratório onde conseguiu uma tabela com preços reduzidos, e ainda, a Astran paga a metade desse valor.
Esta parceria tem ajudado muito no dia a dia dos cooperados, como é o caso de Guimar Teixeira dos Santos, de 34 anos. Guiomar atua na cooperativa a 8 meses, e já tem notado a diferença após a chegada da Astran na entidade. Outro ponto que ela destaca é a utilização de dentistas. “Em toda minha vida fui poucas vezes ao dentista, e agora com essa parceria realizei um tratamento ortodôntico. Estou com o sorriso novo”, conta.
Com um sorriso no rosto, Ela Sabrina Braga da Silva Santos , 28, falou que este é o primeiro emprego que teve, e já está muito satisfeita. “Gosto muito de trabalhar aqui, é o meu primeiro emprego e pretendo continuar”, disse. Apesar de ter uma rotina bastante puxada, ela tem planos em voltar a estudar, para colaborar ainda mais na cooperativa. Elda tem utilizado os serviços da psicóloga da entidade, e garante que isso tem ajudado muito na sua vida. “Eu era uma pessoa muito fechada, era difícil fazer amizades, e agora estou fazendo esse tratamento e já estou muito melhor”, disse.
A Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul possui 25 cooperados, e todos eles tem acesso aos serviços oferecidos pela Astran. E para melhorar a gestão da cooperativa a Astran está contratando um profissional que irá se dedicar exclusivamente na gestão da cooperativa.
Um apelo pela conscientização
A presidente da cooperativa, Sandra Alves de Lima Carvalho Machado, faz um apelo para que a população de São Bento do Sul se conscientize e separe os seus resíduos. Com essa simples ação garantimos a preservação do meio ambiente, e também, o sustento daquelas famílias. Para maiores informações de como ajudar, ou como destinar seus materiais para aquela cooperativa pode entrar em contato com a Astran, pelo 3626-7193.