Psicólogo Clínico Gestalt-terapeuta
CRP 12/07911
(Texto dedicado a essa pessoa: Mari)
As pessoas não são diferentes pela cor da pele, pela altura, pelo peso, pelo salário, pelas vestimentas. Mas as pessoas se diferem por algo tênue... Que é a sensibilidade.
A sensibilidade a qual me refiro não tem haver com a debilidade ou a fragilidade, ela diz respeito mais à alegria de um sorriso, do que às lagrimas de infelicidade. Embora, muitas vezes em nossa face escorram lagrimas de contentamento, o que de modo algum isso é alusão a fraqueza.
São essas pessoas, com suas sensibilidades, as que compreendem o perdão ao se colocarem no lugar do outro. Que falam daquilo que leram e do que viveram, sem ao menos se gabarem. Que dão sorrisos sinceros e tratam os outros com respeito. Que olham nos nossos olhos e dizem que não gostaram das nossas atitudes e ainda assim nos reprovam com ternura.
São essas pessoas que se interessam por nossas vidas e assim se diferenciam das demais. Que perguntam de verdade: como você está? Que não te demandam nada, pois, naquele momento era exatamente aquilo que você precisava.
São as pessoas que sem clichês te estendem a mão. São as que mesmo não tendo muito daquilo que convencionalmente atribuímos a um bom caráter – diploma, status, grana, etc. – são capazes de nos oferecer mundos.
São essas pessoas que mesmo depois de um tempo ausente, quando nos reencontram, nos conhecem sem ao menos esboçar uma única palavra, porque nos olhos delas nos reconhecemos.
É também nas despedidas, quando damos as costas e seguimos em nossa caminhada, que elas sempre se viram e nos espiam uma vez mais, até onde a visão pode alcançar, só para se certificarem de que estamos bem.
Essas pessoas estão ao nosso redor, em nossas casas, no trabalho, em outras cidades, em outras vidas, no decorrer de nosso tempo nos acompanhando em sentimentos, pensamentos ou, em atos.
São essas pessoas que nos dão a energia necessária para que toquemos os instrumentos de nossas vidas, como sopros de amizade, dedilhando as cordas do tempo ao ritmo das batidas do nosso coração.
Essas pessoas...