São Bento - “Pais e, principalmente, os alunos podem ficar tranquilos, pois tudo estará pronto antes do início das aulas”. Com essa frase a secretária de Educação, Salete Spitzner, acalma pais e estudantes da Escola Básica Municipal Hercílio Malinowsky, a qual recebe melhorias após ter parte do telhado arrancado pelo vendaval no dia 22 de dezembro.
Em vistoria às obras na manhã desta terça-feira (17), a secretária destacou que o conserto do telhado está praticamente pronto. “Fiquei muito feliz com o que vi aqui. Com a empreiteira dando uma atenção especial na escola, os trabalhos estão bem acelerados”, disse, completando: “Até o dia 6 de fevereiro, quando inicia as aulas, os serviços estarão concluídos”, conta.
Desde o dia 5, funcionários da empreiteira contratada trabalham na reconstrução do telhado. Com a cobertura concluída, inicia a reforma na parte interna da unidade. “O piso em algumas salas era de taco em madeira e precisa ser arrancado, pois muitos descolaram por conta da água das chuvas. Nestas, vamos colocar piso frio”, explica Salete.
A parte elétrica também será mexida, assim como a pintura geral. Cerca de R$ 120 mil serão utilizados na reforma do local. Além da Hercílio Malinowsky, as escolas Osny Vasconcellos, Castelo Encantado e Cantinho do Céu também foram danificadas pelo vendaval. “Nestas unidades os trabalhos já foram concluídos, sendo necessário cerca de R$ 8 mil para os reparos, valores estes do salário educação”, finaliza Spitzner.
No final da tarde do dia 22 de dezembro, forte chuva e rajadas de vento que chegaram a 85 km/h atingiram vários estabelecimentos em São Bento do Sul. Conforme levantamento da Defesa Civil, 65 casas foram destelhadas, duas empresas foram danificadas, além de ter sido registrada a queda de 32 árvores. A escola mais atingida, a EBM Hercílio Malinowsky, no bairro Mato Preto, teve praticamente todo o telhado arrancado.