Mariana Pereira | mariana.pereira@an.com.brUm teste realizado na manhã de segunda-feira, revelou o tamanho do problema decorrente da falta de manutenção no sistema de iluminação da Serra Dona Francisca, que começou a passar por reparos. Os trabalhos vão acontecer do km 84, até o km 93, no alto da serra, em Joinville.
Equipes da Karwait, empresa contratada pelo Deinfra para realizar o serviço, acenderam as luzes durante o dia e constataram que 153 das 230 luminárias não funcionavam. Além disso, 20 postes precisarão ser substituídos por novos.
Segundo o encarregado pela obra, Roque Karwait, alguns postes foram derrubados em acidentes, já a maioria das luminárias foram danificadas pela ação de vândalos ou do tempo.
— Começamos a fazer o levantamento na sexta-feira e o prazo total para a execução da obra é de 35 dias —, afirma. Os serviços vão custar R$ 146 mil.
Segundo o sargento da Polícia Rodoviária Militar Estadual (PRME) de Campo Alegre, João Filhakoski, a obra era ansiosamente aguardada, pois há aproximadamente seis meses, a iluminação da SC-301 não recebia nenhum tipo de manutenção e as reclamações de usuários vinham se tornando cada vez mais frequentes.
— Em média, recebemos cinco telefonemas por semana de usuários, porque a iluminação insuficiente aumenta a sensação de insegurança na rodovia —, diz Filhakoski.
— A maioria das queixas são de pessoas, que precisam realizar a viagem diariamente para estudar em Joinville —, complementa.
Outro número de ocorrências que subiu em decorrência da iluminação deficitária foi o de assaltos. Pontos turísticos como o mirante, a cascata e a bica desativada, às margens da SC-301, estavam completamente às escuras, e a parada nestes locais à noite passou a ser desaconselhada.