Tudo o que fiz foi aprendizado para a minha vida inteira (Foto Divulgação) Conceição Barindelli (Curitiba/PR), 55 anos, viúva (filhos Wellington – 35 anos, João Paulo – 28 e Natale – 14), diretora de ensino de língua e cultura italiana, com formação em secretariado executivo, olhos e cabelos castanhos escuros, 1,68m de altura
Participação comunitária: Coordenadora da Comissão de Empreendedorismo da BPW - Business Professional Woman - Associação de Mulheres de Negógios e Profissionais de Curitiba; membro do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná; idealizadora e mantenedora do Projeto Educar para a Paz do Instituto Luigi Barindelli, o qual presido, na Vila das Torres.
Qual a fórmula para manter o relacionamento a dois? Confiança.
O que você fez que não faria novamente? Tudo o que fiz foi aprendizado para a minha vida inteira.
Um momento inesquecível? Quando recebi a outorga de Cavaliere ddella Ordine della Solidarietà Italiana, assinada pelo presidente da República Italiana, em 2005, das mãos do meu Embaixador e Consul, ao lado do meu marido, em Florianópolis.
Um mico? Estava em uma festa de Eduardo Mourão, um dos maiores arquitetos do Brasil. Quando uma pessoa me cumprimentou, eu a beijei e disse “muito prazer”. Alguns minutos depois, me lembrei que era uma pessoa muito conhecida na sociedade e que eu já a conhecia.
Objeto de desejo? Viajar a passeio, sem ter data para voltar.
Receita para manter a forma física? Não tenho.
Não consigo viver sem... música.
Para dormir, camisola ou pijama? Camisola no verão - no inverno curitibano o pijama é fundamental.
Que lugar gostaria de conhecer? Em Capadócia, a Igreja de São Jorge.
Qual o verdadeiro sentido da amizade? Lealdade e intimidade.
Praia, campo ou cidade? Praiaaa!
Uma virtude? Rir dos meus micos, às vezes King Kong.
Um defeito? Fumar.
Um medo? Ferir o ego de quem quer que seja.
Uma flor? Rosa colombiana.
Não tolero... Prepotência.
Gato, cachorro, pássaro ou bichinho de pelúcia? Todos.
Pena de morte, a favor ou contra? Contra.
Descriminalização da maconha? Contra.
Redução da menor idade penal? A favor, a partir de 16 anos.
Contra ou a favor da construção de presídio na cidade? Já temos aqui.
Desarmamento? Sempre.
Casamento entre pessoas do mesmo sexo? A favor (cada qual tem o seu livre arbítrio). Não me conformo com hipocrisia social.
Você aprovaria o fechamento do Senado Federal e a redução das bancadas federal, estaduais e de vereadores? Redução das bancadas, sim. Fechamento do Senado, só com outro sistema político.
A que você atribui à ascensão e a independência da mulher nos últimos tempos? Desde 1968, a partir da queima do soutien.
A mulher ainda continua sendo a principal rival dela mesma? Infelizmente sim. Somos a maioria dos eleitores e continuamos a votar neles. Mas estamos melhorando muito.
Vale a pena ser romântica ou os tempos são outros? Sim, mas com os pés no chão.
Três coisas de que gosta: música, conversar e cozinhar.
Três que detesta: domingo à noite, comida mal feita e falsidade.
Crença? Deus, Nosso Irmão Jesus Cristo, Meu Anjo da Guarda, minha Nossa Senhora Aparecida e todos os Santos.
Dúvida? Será que amanhã vai chover?
Um livro? II Diavolo veste Prada.
Uma música? Mariù.
Um filme? Marcelino, Pão e Vinho. Primeiro filme que assisti em companhia do meu pai.
Um momento? Conversar calmamente, por mais de vinte minutos, com a Senhora Ruth, passeando nos jardins da Embaixada Italiana em Brasília, na recepção que o Presidente da Itália,Scalfaro, ofereceu para o nosso então presidente, Fernando Henrique Cardoso. Isso após o hiato de 23 anos, o primeiro presidente após a visita de Giovani Gronchi.
Uma perda sentida? O falecimento do meu marido há 5 anos e 6 meses.
Juventude? Passa rápido. Portanto, meninos e meninas, aproveitem com responsabilidade.
Beleza? É de dentro para fora.
Futuro? A Deus pertence.
Um prato? Spaghetti al vongole.
Hobby?Dançar.
Cantor (a)? Meu amigo Paulo Betti/Zezé Mota e o amigo Eduardo Dussek/Elza Soares.
Perfume? Meu companheiro Chanel nº 5: além do perfume, uso: espuma de banho, hidratante e spray para cabelos.
O que falta em nossa cidade? Não posso opinar.
Uma pessoa que admira e respeita na comunidade? A família Skiba, que conheci em Jaraguá do Sul há algum tempo e amo. Carinhosos, amigos, solidários, retos e divertidos.
****************************************************
Cultura
****************************************************
Orgulho são-bentense
Do alto dos seus 76 anos,chegando aos 77, no próximo dia 30, a grande maioria dos quais dedicados à vida pública e à iniciativa privada, o ORGULHO SÃO-BENTENSE desta semana vai para uma pessoa que aprendi a conhecer, tendo a honra de ter dividido alguns momentos – e muito importantes, pois já cheguei até a ser seu confidente. Também o respeito e tenho grande admiração. Já divergimos muito, batemos de frente, e das discussões e contrariedades sempre nasceu a luz. Pessoa de origem humilde que chegou a São Bento para fazer história. Foi um dos fundadores da empresa que hoje nos orgulha, Cerâmica Santa Terezinha, e o diretor presidente que a projetou para o mundo atualmente, Porcelanas Oxford. Com apenas 21 anos de idade presidiu a Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul e muitas entidades de classe, inclusive em nível nacional. Nunca se omitiu. Ao contrário, bateu de frente, questionou, transigiu, reivindicou, mas sempre por uma causa maior. São Bento do Sul e o Planalto Norte, de que tanto se orgulha. Na política foi prefeito, senador, deputado estadual e suplente de federal – talvez a maior injustiça política que se cometeu em não lhe terem dado a oportunidade de assumir uma cadeira na Câmara Federal. Sua última atividade foi presidir a Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGás, à qual deu novo perfil, dinâmica e projeção. Vítima de AVC, nem mesmo assim deu descanso para os pleitos da cidade e da região. Continua sendo um político sem mandato, mas que serve de exemplo para muitos pela sua atuação sem tréguas na busca de soluções para nossos problemas, para ajuda a entidades. Não se encolheu, nem se escondeu atrás de sua enfermidade. Com a boiada na sombra, como diriam os antigos, poderia ter se acomodado, morar de frente para o mar e de costas para a neblina, sem estar se incomodando e apenas desfrutando. Ao contrário, parece ter encontrado mais forças para continuar na sua luta pelas nossas causas, pelas nossas entidades. Continua sendo nos bastidores o eterno senador. Obrigado, OTAIR BECKER, pelo seu exemplo. Por nos mostrar a força da voz forte e nos ensinar a fazer política em pratos limpos. Você é um ORGULHO-SÃO BENTENSE e também de toda Santa Catarina.
****************************************************
Presença
****************************************************
Mundo por Terra
Roy Rudnick e Michelle Francine Weiss convidam para o lançamento do livro “Mundo por Terra, Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro”. O livro conta a aventura dos autores e já foi motivo de exposição fotográfica bastante atrativa e concorrida e vídeo gravado pelo EvoluAção. Dia 28, segunda-feira, a partir das 19:30, no Shopping Zipperer.
****************************************************
Pegando a sobra
Muita gente aqui na terrinha ainda não se conforma com a iniciativa, a ousadia e a criatividade de Rio Negrinho com o Natal Encantado. Não adianta São Bento querer copiar, ficar se lamentando. Nem todas as cidades têm a mesma capacidade. No Rio Grande do Sul, Gramado é a atração, enquanto em Canela, ao lado, ninguém comenta. Copiar não seria nada original. Temos que nos contentar com o que sobra. No sábado e domingo restaurantes e hotéis de São Bento do Sul faturaram por conta dos atrativos de Rio Negrinho. Enquanto por lá o Natal já explode em cores, aqui timidamente começam as decorações. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Também quem chega antes bebe água limpa, ou senta na janela. Quem não faz, aplaude.
****************************************************
Beatles Forever
Serão vinte e um sucessos executados, os quais embalam gerações. O concerto “Beatles Forever” está na reta final dos preparativos. O evento acontece em Campo Alegre, amanhã, 26, às 20:00, no Espaço Cultural Sirlei M. N. Johanson, e em São Bento do Sul dia 28 de novembro, às 20:00, na Sociedade Ginástica.
****************************************************
Grabiela & Antonio
Sábado, 26, no Rio de Janeiro, com certeza, além dos braços abertos o Cristo Redentor também esboçará um sorriso, talvez perceptivo só para os noivos, com a união dos jovens Gabriela Weihermann e Antonio Martinez de Almeida, em elegante e concorrida cerimônia na Igreja Outeiro da Glória. Mais de seiscentos convidados desfrutarão também da recepção em São Conrado, residência dos pais do noivo. Grande número de amigos e familiares de São Bento do Sul se deslocando para a Cidade Maravilhosa, uma vez que os pais da noiva são Geraldo Weihermann e Andrea Roberta Diener Weihermann, aqui residentes. Augusto Martinez de Almeida e Maria Angela Cezar de Andrade Martinez de Almeida são os pais do noivo. Com certeza será um desfile de mulheres bonitas, começando pela noiva, ex-modelo fotográfico e que ainda atrai as lentes dos repórteres fotográficos, seguida de sua mãe e algumas estrelas globais. Detalhes e fotos do enlace na próxima edição. Agradeço a gentileza do convite e lamento não poder estar presente.