As coisas e as pessoas só têm a importância que damos a elas. O poder é algo que concedemos a terceiros. Temos que nos lembrar, todos os dias, que o poder existe na medida em que permitimos a ele que ele exista, seja para votar, seja para reclamar, para conversar e em qualquer esfera da nossa vida. Nada nem ninguém tem poder de fato! Somos nós que damos poder às coisas (Foto Divulgação) Adriana Pinheiro Lisboa, 41 anos, casada com Antonio Carlos Burin Sammartino (filhas Laís Helena Lisboa Sammartino – 8 anos e Giulia Lisboa Sammartino – 6 anos), médica radiologista, com especialização no Instituto Nacional do Câncer, olhos castanhos, 1,65m de altura
Participação comunitária: Puxa vida. Ajudei a fundar a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de São Bento do Sul e fui a primeira presidente. Durante cinco anos fui presidente da Comissão de Ética do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Há dois anos sou diretora técnica do hospital. Onde tiver que meter a mão na massa para melhorar, pode contar comigo.
Receita para manter acesa a chama do amor? São só verbos: perdoar, doar, dialogar...
O que você fez, que não faria novamente? Invejar quem eu já invejei, guardar rancor e mágoa, porque só fazem mal à gente mesmo... Ah..e se pudesse voltar no tempo, jamais teria começado a fumar!!!
Um momento inesquecível? Tenho muitos, mas acho que foi o dia em que eu disse ao Antônio que os meus exames mostravam que o meu tumor já não existia mais. Foi uma enorme alegria...
Um mico? O dia em que fui ao banheiro do ônibus Rio-São Paulo, em movimento, no meio da Serra das Araras, e a porta abria para fora. No meio das curvas, a Adriana foi para o corredor do ônibus, com as calças no meio do joelho... Isso é um King Kong.
Objeto de desejo? Não chega a ser um objeto. Meu maior desejo chama-se saúde!
Não consigo viver sem... Minha família.
Para dormir, camisola ou pijama? Pijama.
Que lugar gostaria de conhecer? Índia.
Qual o verdadeiro sentido da amizade? São aquelas pessoas que quando você está no sufoco mental, moral, físico ou emocional, realmente se importam.
Praia, campo ou cidade? Praia!!!
Uma virtude? Sinceridade.
Um defeito? O rancor.
Um medo? Da loucura.
Uma flor? Sempre viva.
Não tolero... Consciência lassa!!! Falta de limites, falta de vergonha na cara, gente que quer tirar vantagem em tudo (tipo Lei de Gérson)...
Gato, cachorro, pássaro ou bichinho de pelúcia? Fico com o cachorro.
Pena de morte, a favor ou contra? Sou contra. O criminoso tem que cumprir a sua pena vivinho... Morte vira até prêmio.
A que você atribui a ascensão e independência da mulher nos últimos tempos? Acho que temos um bom equilíbrio entre razão e sensibilidade e o mundo também precisou aumentar a sua força de trabalho, tornando-se necessária a participação da mulher em todos os segmentos da sociedade.
A mulher ainda continua sendo a principal rival dela mesma? Acho que não. O mundo está menos sexista. Existem homens rivais e parceiros e mulheres rivais e parceiras. E às vezes uma mesma pessoa, dependendo da circunstância, pode ser rival e parceira ao mesmo tempo...
Vale a pena ser romântica ou os tempos são outros? Vale, sim. Ainda acredito que gestos e palavras de afeto levam calor a qualquer coração...
Três coisas de que gosta: boa conversa, sapatos e boa comida.
Três que detesta: Gente mau humorada, engarrafamento e fofoca.
Crença? Na verdade.
Dúvida? Ahh... Os governos, e alguns homens (e mulheres) públicos... Eles são sempre uma grande incógnita para mim...
Um livro? Os Irmãos Karamazov...
Uma música? “Podres Poderes”, de Caetano Veloso.
Um filme? Meu Deus...Todas as animações em 3D que vi com a minha família. E dos clássicos “Cidadão Kane!”, também os filmes da Pantera cor-de-rosa, antigos...
Um momento? Nada substitui a hora de sentar em casa e dialogar com o meu companheiro de todos os dias, meu marido Antônio, tipo “jogar conversa fora”...
Uma perda sentida? A morte da minha mãe, tão precoce.
Juventude? Tá na mente...
Beleza? Tem tanta gente bonita, tanta coisa bonita, mas acho que beleza é um conjunto de coisas... E a minha beleza não gira em torno de milhões de coisas mirabolantes. Eu sou básica...
Futuro? Longo, muito longo...quero viver até me cansar da vida!
Um ídolo? Nise da Silveira. Primeira psiquiatra mulher do Brasil, fundadora do museu do inconsciente, uma desbravadora, que já era médica há mais de oitenta anos.
Um prato? Puxa, agora você me pegou. Gosto de tanta coisa, comida mexicana, japonesa, feijoada, camarão... Mas uma coisa que ando com muita saudades é de comer jambo. É coisa que só comia na infância.
Hobby? Pintar, fazer artesanato.
Bebida? Café. Uma delícia.
Ator/atriz? Adoro a Regina Casé. Vi uns filmes antigos dela, em que ela estava magrinha, magrinha...
Cantor (a)? Eu amava o Freddy Mercury. Eu gosto muito de rock. E aqui no Brasil, também gosto de muitos cantores, mas acho que ainda prefiro o Caetano.
Perfume? Chanel 5, Bulgari Black, Kourus do YSL, Poême Lancôme. Os perfumes franceses têm mais fixação... o que é uma pena.
O que falta na sua cidade? Boas opções de lazer.
Uma pessoa que admira e respeita na sua comunidade? Tem muita gente que eu admiro e respeito, mas acho que as meninas da RFCC moram no meu coração, principalmente a dona Luzia Garcia e a dona Paula Liebl (não desmerecendo as demais).
****************************************************
Casamento
Grasiele Urbainski e Adilson José Rank, dia 19, às 19:00, sobem ao altar na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Rio Vermelho-Estação. Ela é filha de Pedro Urbainski e Marilda Mareth e o noivo, de Ernesto Rank e Inês Rank. Após a cerimônia os convidados serão recepcionados na Sociedade São Bento (Foto Divulgação)
****************************************************
Agenda branca
****************************************************
Na passarela
****************************************************
Tarde cultural
Escritor e filósofo Fídias Teles, no sábado 12, das 13:00 às 17:00, no Cantinho do Café (Shopping Zipperer), realiza o lançamento, com tarde de autógrafos, de seu livro “Rosas e Navalhas em Nossas Vidas”. Outras obras do autor também estarão à disposição. Música ao vivo com Rafael Mello, poemas e performance teatral, além, é lógico, das delícias do Cantinho.
****************************************************
Aprovado
O jovem Rodolfo Tureck, 17 anos, filho de Maralu e do saudoso Osni Roberto Tureck, que estuda no Bom Jesus/São José, foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Florestal da PUC/PR.
****************************************************
Chegando
Rodrigo César Skiba (Unimark) retornou no final de semana da China – onde foi visitar feira e permaneceu por mais de 20 dias.
****************************************************
O dia deles
Giovanna e Fernando, sábado, dia 05, às 20:15, na Igreja Santa Terezinha, em Ponta Grossa/PR, perante o celebrante, padrinhos e centenas de convidados, pronunciam o tradicional “Sim” e unem-se em matrimônio. Os noivos são filhos de Manoel Osório Taques e Cíntia Helena Marchesini e de Fernando Parucker da Silva e Vera Lúcia Pasturczak da Silva. O festerê, que promete ser dos mais chiques e badalados, será na Sede Urbana do Clube Ponta da Lagoa. Este colunista e Zuleika sentem-se honrados com o convite para apadrinhar o noivo.
****************************************************
120 anos da Comarca
Romano José Erzweiller, juiz de Direito, assinado convite para a comemoração dos 120 anos de instalação da Comarca de São Bento do Sul. Dia 8, a partir das 17:30, no salão do júri do Fórum local.
****************************************************
Novo colunista
Escritor e psicólogo Michell Foitte (Florianópolis) é o mais novo colaborador do saite www.jornalevolucao.com.br, com artigos semanais.