São Bento - Um final de semana para ficar na história. Assim foram os três dias de realização da 29a Copa Samae em São Bento do Sul, marcada por muita amizade, confraternizações, disputas emocionantes, e um show de organização por parte da equipe do Samae de São Bento, que recepcionou de braços abertos as 16 delegações que somaram mais de 600 pessoas entre atletas, comissão técnica e familiares.
Segundo Marco Rodrigo Redlich, presidente da comissão organizadora, foram 30 dias de muito trabalho para a organização dos jogos em São Bento do Sul.
Marcaram presença na 29a Copa Samae as delegações dos municípios de Antonina, no Paraná; Blulmenau, Brusque, Campos Novos, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba/Herval D´oste/Luzerna, Joinville, Orleans, Pomerode, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São Ludgero, Timbó, Urussanga, além da delegação anfitriã da copa.
Abertura
A solenidade de abertura da Copa Samae foi realizada na noite de sexta-feira (28) no Ginásio de Esportes Annes Gualberto. Todas as 17 delegações participantes da copa foram apresentadas ao público e participaram da solenidade, que contou com belas atrações como a apresentação da Banda Marcial Adélia Lutz, grupo de dança Hip Hop Xstyle e exibição do vídeo institucional de São Bento do Sul.
Nos pronunciamentos, Marco Rodrigo Redlich, presidente da comissão organizadora, deu as boas vindas a todos os atletas. O diretor-presidente do Samae de São Bento do Sul, Geraldo Weihermann recebeu todas as delegações com muitos cumprimentos e declarou aberta a 29a Copa Samae.
O vice-presidente da ASSEMAE regional Santa Catarina, Antonio Ironildo Willemann parabenizou São Bento pela organização da Copa Samae, que pela quarta vez foi organizada na cidade. E o prefeito Magno Bollmann cumprimentou a todos, elogiando a organização dos jogos e a participação dos mais de 600 atletas que vieram a São Bento do Sul para esta grande confraternização esportiva.
Emoção
Um momento de emoção durante a abertura da Copa ocorreu quando o atleta de São Bento do Sul Celso Ciriaco Airoso percorreu a quadra do ginásio com a tocha acesa para proceder com o acendimento do fogo simbólico da 29a Copa Samae. E logo em seguida, a atleta Rosane Maria Bayerl fez o juramento do atleta, acompanhada por todas as delegações que procederam com o juramento. Ao encerrar a solenidade, um grande coquetel foi oferecido para todos os presentes.
Jogos
Foram 11 modalidades esportivas disputadas durante a 29a Copa Samae, sendo a bocha, bolão, canastra, dominó, sinuca, tênis de mesa, truco, xadrez e vôlei misto. Neste ano também foram realizadas duas modalidades extras que não somaram pontos à classificação geral, sendo o paintball e o pôquer. Quanto ao paintball, este foi realizado no Parque 23 de Setembro durante o sábado (29), e mesmo com chuva, os atletas disputaram os jogos com muita animação.
Já nas modalidades da competição, disputas emocionantes marcaram a copa. Contando com a arbitragem do Sesi, no geral os jogos foram marcados pela disciplina e organização por parte de todas as equipes e atletas. Os anfitriões da Copa Samae conquistaram a 2a colocação geral nos jogos, conquistando o 1º lugar na bocha masculina, 3º lugar no bolão, 4º lugar na sinuca, 2º e 3º lugar no tênis de mesa; 1º lugar no truco, 4º lugar no xadrez, 4º lugar no vôlei misto, e 3º lugar no futebol de salão.
Encerramento
E no domingo, com um grande almoço servido no Bandeirantes, foi realizado o encerramento da 29a Copa Samae, onde a premiação para todas as modalidades foi realizada com uma grande festa. Como de costume, a sede da próxima edição foi divulgada, porém, para a 30a Copa Samae três municípios estão avaliando a realização do evento, Timbó, Pomerode e Gaspar. A premiação foi realizada com a entrega de medalhas e troféus para os quatro melhores colocados de cada modalidade esportiva, e ainda para algumas premiações específicas.
Paintball
Todos os atletas participantes do paintball foram premiados com uma medalha de participação, sendo:
Felipe Schiocvok – Timbó
Humberto Morozanella – Itajaí
José Alexandre Koch – São Bento do Sul
Fábio José Kolb – São Bento do Sul
Ricardo R. Meyer – Jaraguá do Sul
Alan da Fonseca de Souza – Joinville
Paulo Cézar Ferreira – São Bento do Sul
Grasiele Borba Belarmino – Timbó
Ivan Melin Adan – Timbó
Viviane Aparecida Machado – Timbó
David Machado de Oliveira – Timbó
Jonathan Maurilenz – Timbó
Diego Zatelli – Timbó
Alexandre Alves – São Bento do Sul
Sidnei José Nenevê – São Bento do Sul
Jean – Timbó
Pôquer
Também nesta modalidade todos os 15 atletas que participaram receberam medalhas durante o encerramento da Copa realizado neste domingo. Os participantes são:
Allan Larsen – Joinville
Priscila Margarida – São Bento do Sul
Anderson Espindola – São Bento do Sul
Douglas da Silva – Itajaí
Ervin Max Haimann – Itajaí
Silvio S. Sorigotti – Timbó
Geovani G. Lampegnani – Joinville
Fernando Tiscoski – Orleans
Leonel Seara Neto – Itajaí
Guilmar Varella – Brusque
Victor Mizael Mares Heleodoro – São Bento do Sul
Marcos André Alcantara Viana – São Bento do Sul
Gustavo Zettermann – Blumenau
Sidnei de Borba – Blumenau
Bocha Feminina
1º – Marli / Marly – Blumenau
2º – Maria / Marisa – Blumenau
3º – Fabiani / Ana – Joinville
4º – Judite / Jucimara – São Ludgero
Bocha Maculina
1º – Edson / Jair – São Bento do Sul
2º – Valdir / José – São Ludgero
3º – Claudino Valdir - Blumenau
4º – Eno / Antonio – Jaraguá do Sul
Bolão
1º – Blumenau – 650 pontos
2º – Campos Novos – 625 pontos
3º – São Bento do Sul – 623 pontos
4º – Timbó – 608 pontos
Canastra
1º – Odair / Pedro – Blumenau
2º – Guido / Mario – Pomerode
3º – Dorilda / Rosilda – Jaraguá do Sul
4º – Adilson / Edson – Brusque
Dominó
1º – Ciro / Vitor – Blumenau
2º – José / Marcelo – Blumenau
3º – Adalberto / André – Brusque
4º – Aline / Ademir – Joinville
Sinuca
1º – Edson Ehnke – Rio Negrinho
2º – Enorivaldo Vicente - Blumenau
3º – Carlos Fernando Schier – Rio Negrinho
4º – Geraldo Pokrywiecki – São Bento do Sul
Tênis de Mesa
1º – Ivan Melin Adam - Timbó
2º – Joan Gondarski – São Bento do Sul
3º – Wagner Bueno de Lacerda – São Bento do Sul
4º – Alan da Fonseca Squza – Joinville
Truco
1º – Ednilson / Diego – São Bento do Sul
2º – Derli / Reginaldo – Jaraguá do Sul
3º – Arlindo / Pedro - Joaçaba
4º – Ilineu / Valmor – Joaçaba
Xadrez
1º – Ricardo Becker - Joinville
2º – Carlos Augusto Busnardo - Blumenau
3º – Andre Domingos Goetzinger - Blumenau
4º – Vitor Mizael – São Bento do Sul
Vôlei Misto
1º – Joinville
2º – Gaspar
3º – São Francisco do Sul
4º – São Bento do Sul
Melhor atleta da competição
Medalha para Amanda Dowbrawa da equipe de Joinville
Futebol de Salão
1º – Campos Novos
2º – Rio Negrinho
3º – São Bento do Sul
4º – São Francisco do Sul
Equipe com melhor ataque
Campos novos - 39 gols marcados
Equipe com melhor defesa
São Bento do Sul – com 7 gols sofridos
Equipe com melhor disciplina
São Francisco do Sul
Melhor torcida
O troféu de melhor torcida da 29a Copa Samae foi para a delegação de Joinville.
Classificação Geral
E na classificação geral, os cinco melhores colocados foram:
1º – Blumenau – 99 pontos
2º – São Bento do Sul – 59 pontos
3º – Joinville – 40 pontos
4º – Rio Negrinho – 26 pontos
5º – Timbó – 20 pontos