São Bento - Durante a sessão de segunda-feira, 24, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o vereador Antonio Joaquim Tomazini Filho (DEM) protocolou a Moção 138/11, endereçada ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, com cópias ao Presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Mauro Luciano Hauschild, ao Deputado Federal Mauro Mariani, e aos deputados estaduais Darci de Matos, Antonio Aguiar e Silvio Dreveck, apelando pela contratação de novos profissionais para agilizar o atendimento nas agências do INSS, principalmente no setor de perícias médicas.
Os vereadores reclamam do atendimento dos peritos do INSS, segundo eles são várias as denuncias de que a demora para que se faça a perícia em trabalhadores que solicitam o auxilio doença ou a aposentadoria é muito grande. Outro ponto destacado pelos vereadores é que muitas pessoas adoecem e solicitam o afastamento, porém como a pericia acontece em cerca de 90 dias, neste período muitas pessoas melhoram e podem voltar ao trabalho, e quando chegam para a perícia, já estão curadas. Neste caso o perito não tem como atestar que ele necessitava o afastamento no período.
Já o vereador Josias Terres (DEM) deu entrada no Requerimento 167/11, o qual requer a realização de Audiência Pública com todas as associações de moradores do município, visando esclarecer às diretorias dessas associações dúvidas quanto aos problemas existentes junto à Receita Federal, pois inúmeras associações possuem restrições junto à Receita.
O vereador Luiz Alberto Sieves lembrou que são vários documentos que devem ser entregues pelas Associações de moradores ao fisco, e não apenas a declaração de Imposto de Renda. A presidente da casa, vereadora Nilva Marli Larsen Holz sugeriu que essa audiência seja aberta a todas as associações do município, e não apenas às associações de moradores, pois todas devem entregar a mesma documentação ao fisco.