Empresa é a única brasileira a produzir sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão para veículos comerciais que atenderão às normas estabelecidas pelo Proconve P7
São Bento/São Paulo-SP – A Tuper esteve novamente presente no Congresso SAE Brasil, a maior vitrine de inovações tecnológicas do setor de mobilidade do país, que aconteceu entre 4 e 6 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A empresa mostrou ao mercado sua linha de componentes automotivos e sistemas de exaustão. A maior novidade da Tuper é sua condição de única empresa brasileira a produzir sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão para veículos comerciais, que irão atender às exigentes normas estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve P7, do Ministério do Meio Ambiente, equivalente à norma europeia Euro V.
INVESTIMENTOS
A empresa inaugurou há três meses suas novas linhas de produção para a fabricação de peças destinadas ao setor automotivo, após investir R$ 24 milhões em sua sede em São Bento do Sul. Os recursos incluem a aquisição de quinze robôs de última geração. Essa estrutura já está sendo utilizada para fornecer componentes para o sistema de pós-tratamento de gases da linha de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz. A segunda linha de produção se prepara para fabricar catalisadores integrados ao coletor de escape, que trabalha na redução de emissões geradas pelo motor do carro. Essa peça será usada, a partir do segundo semestre deste ano, no novo veículo global da montadora GM. A nova linha de produção conta, além de máquinas importadas, com equipamentos projetados e produzidos na própria Tuper.
AVANÇO
Essa moderna estrutura industrial integra a Tuper Sistemas de Exaustão, unidade de negócios voltada ao atendimento do mercado original - OEM. Para cumprir as novas exigências da legislação do Proconve, que entram em vigor a partir de 2012, houve um avanço tecnológico nos componentes do sistema de exaustão dos caminhões. A Tuper, que chega em 2011 aos quarenta anos de atuação, é uma das maiores transformadoras de aço do país. Seus produtos atendem vinte e dois segmentos de mercado, com destaque para os setores da construção civil, automotivo, sucroenergético, máquinas e implementos rodoviários e agrícolas, entre outros.
ESTRUTURA
A estrutura da empresa é formada por sete unidades de negócios, distribuídas em mais de 80 mil metros quadrados de área construída. Com sede em São Bento do Sul e unidades industriais também em Xanxerê e Curitiba, a empresa possui presença física com mais de vinte pontos de distribuição, localizados em cidades estratégicas do país. A Tuper, sexta maior processadora de aço do país, neste ano estima ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. Mais de 2,3 mil profissionais atuam na empresa.