Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cinco escolas municipais disputam Prêmio Super Ecologia

Sábado, 15 de outubro de 2011

São Bento - Durante esta quinta feira (13) o representante da Epagri, Derli Pedro Bulegon, coordenador do “Prêmio Epagri Escola Ecologia Marcia Mortari”, juntamente com o agrônomo da Cidasc, Marcio Niederauer, estiveram em São Bento do Sul avaliando os projetos de cinco Unidades Municipais de Ensino que participam da edição 2011 do prêmio.

 

Segundo Derli as escolas de São Bento do Sul que estão concorrendo nesta etapa regional do prêmio são a EBM Pref. Henrique Schwarz; EBM Prof. Carlos Döetsch; EBM Dalmir Pedro Cubas; CEIM Fada Madrinha; e CEIM Pastor Adolf Prins.

 

As escolas municipais desenvolvem nas unidades o Projeto Econsciência, o que incentivou a inscrição dos programas no concurso. “Cada unidade desenvolve atividades dentro de sete eixos do Projeto Econsciência sempre visando a melhoria na qualidade de vida e o cuidado com o meio ambiente. Os resultados são excelentes e todas merecem destaque”, analisa a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner.

 

Econsciência

 

O Econsciência trata-se de um programa de educação ambiental da Prefeitura de São Bento do Sul, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Samae, Epagri e Rotary Internacional.

 

Segundo o prefeito Magno Bollmann, ambientalista, o programa se objetiva na promoção de ações de sensibilização e de comprometimento da população escolar do município para a construção de atitudes, valores e conhecimentos que levem à solidariedade, à justiça social, à cidadania, assim como à preservação, recuperação e manejo ambiental, e consequentemente à qualidade de vida.

 

O grande foco deste programa é mobilizar os alunos da rede municipal de ensino para a sustentabilidade, através de práticas educacionais direcionadas para este fim como o aprimoramento das hortas escolares, orientações para a preservação de mata nativa, capacitação dos alunos na identificação de plantas medicinais, conhecimento de práticas de saneamento básico, reciclagem, e o estímulo à prática da alimentação saudável.

 

Nas escolas

 

Os projetos que estão sendo trabalhados nas escolas participantes da fase regional do Prêmio Epagri são os seguintes:

 

Na EBM Pref. Henrique Schwarz, segundo a diretora Mara Adriana Slomecki, o projeto desenvolvido pelos alunos e professores é o “Projeto Semear”, onde uma horta foi produzida com produtos totalmente livres de agrotóxicos. Todo o lixo limpo do jardim e da horta é enterrado para ser utilizado como adubo. Além da horta, a coleta do lixo reciclável é realizada e a catalogação com identificação de espécies nativas foi realizada.

 

Já na EBM Prof. Carlos Döetsch, o projeto desenvolvido foi intitulado “Eu cuido, você cuida, nós cuidamos”. Segundo a diretora Silene Latocheski Simbalista, foram desenvolvidos uma horta e o cultivo de um pomar com o objetivo de passar exemplos aos alunos focando principalmente o meio ambiente. Na horta, diversos temperos, e produtos de época como couve, brócolis, couve flor, pepino, e ervas medicinais, são cultivadas com a participação dos alunos. No pomar, iniciado em 2010, árvores de pêssego, laranja, araçá, tomate japonês, limão e pitanga foram cultivados.

 

Na EBM Dalmir Pedro Cubas, de acordo com informações da coordenadora do projeto “Agroecologia e iniciativas para a sustentabilidade”, Celina Aparecida Dorigão Fritz, todos os trabalhos, seja de técnicas de cultivo, através da horta escolar, que proporciona a alimentação alternativa, seja do ajardinamento, ou da compostagem, são amplamente trabalhados em sala de aula, relacionados com as mais diversas disciplinas. Todos os alimentos cultivados pelos alunos na horta também são utilizados na merenda escolar, proporcionando melhor qualidade na alimentação.

 

No CEIM Fada Madrinha, segundo a coordenadora Eli Meireles de Souza, um grande trabalho em equipe vem sendo realizado desde 2009, quando uma pequena área foi destinada para a elaboração de uma horta. Ao longo dos anos muitas dificuldades foram enfrentadas, pois nenhum dos produtos que eram plantados chegava a fase da colheita. Após diversas tentativas e análise de solo realizada pela Epagri, chegou-se a conclusão de que o solo precisava de tratamento, e foi o que realizaram na escola. Hoje a horta que é também cultivadas pelos alunos (de até 5 anos) produz alface, repolho couve flor, brócolis, cheiro verde, e diversos chás.

 

No CEIM Pastor Adolf Prins, as crianças participam do projeto “Conscientizar e estimular para uma melhor qualidade de vida”, que tem por objetivo, com a participação de todos nos cuidados com a horta da escola, incentivar e estimular a agricultura familiar, fazendo com que as crianças se interessem e levem essa ideia para suas casas, promovendo assim o cultivo das hortas em suas residências. Segundo a coordenadora do projeto na escola, Marli Skoniecny, na horta da escola são cultivados produtos como alface, agrião beterraba, brócolis, morango, repolho, pimentão, temperos, pepino e abobrinha.

 

Premiação

 

Segundo o representante da Epagri, Derli Pedro Bulegon, até o dia 30 de outubro deverá ser divulgada a classificação dos projetos, onde três representantes de São Bento do Sul participarão da fase estadual, em Florianópolis, cujo premiação deverá ocorrer até o dia 10 de dezembro.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA