Florianópolis - O governador Raimundo Colombo participará, nesta sexta-feira (14), do lançamento do Pacto Sul – Brasil Sem Miséria, que será realizado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. A cerimônia ocorrerá às 10h30, na Assembleia Legislativa do Rio Grande Do Sul, em Porto Alegre, com a presença dos governadores Beto Richa (PR) e Tarso Genro (RS).
O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população com foco nos brasileiros com renda familiar de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,2 milhões de pessoas estão nesta condição em todo o país. O Plano inclui transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Dessa forma, famílias de extrema baixa renda, que ainda não são atendidas, devem ser localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo necessidades específicas.
Segundo o secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon, ações para combater à pobreza já são realizadas em Santa Catarina e ganham força com o lançamento do Plano, nesta sexta-feira. “Em inclusão produtiva, já concluímos 4,5 mil cursos de qualificação e vamos realizar outros 10 mil de 200 a 300 horas/aula”, afirmou o secretário, que também ressaltou o a construção de 20 mil moradias em andamento para famílias com renda até R$ 1,6 mil. “Há três meses começamos um processo de busca pelas famílias de baixa renda para serem incluídas no Plano Brasil Sem Miséria”, falou Venzon.