Aula inaugural foi realizada por meio de videoconferência. São 19 cursos, que totalizam 585 estudantes, em dez cidades.
Florianópolis - Mesmo antes de o projeto de lei ser aprovado no Congresso Nacional, o SENAI de Santa Catarina deu início a cursos dentro do modelo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A aula inaugural de 19 cursos de qualificação ocorreu nesta quinta-feira, dia 13, por meio de videoconferência transmitida a partir de Joinville. Mais de 400 estudantes participaram do evento em dez cidades catarinenses.
O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Arruda, explicou que o lançamento dos cursos pela instituição tem o caráter de projeto-piloto e servirá para ajustes no processo. No total, estão matriculados 585 alunos em cursos nas áreas de informática, moda, eletricidade, mecânica e solda. Os cursos são realizados nas cidades de Blumenau, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Joinville, Lages, Luzerna, Tijucas e Tubarão. Para 2012, estão previstos mais 15 mil vagas em cursos de qualificação e 5 mil em cursos técnicos e sua realização depende da aprovação do programa.
Arruda lembrou que a instituição tem como objetivo duplicar o número de matrículas em educação profissional até 2014. "Isso representa passar de 2 milhões para 4 milhões de alunos no Brasil. Daí a importância do Pronatec, que é o primeiro programa a envolver todas as instituições de educação profissional", disse.
Além dos estudantes, a videoconferência contou com a participação de professores e diretores do SENAI e gerentes de educação das regiões onde os cursos foram iniciados. As inscrições dos estudantes é feita por meio das escolas da rede pública estadual.