Rio Negrinho - Nos últimos dias, as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura, encerraram as obras de recuperação das ruas da região do Bituva Grande. A manutenção ocorreu em apoio à subprefeitura de Volta Grande onde os equipamentos ficaram por mais de duas semanas.
Neste período, foram recuperados os trechos próximos a divisa com Mafra, dando especial atenção às linhas dos ônibus escolares. Os trabalhos se iniciaram no Posto Castilho, seguindo pelo Rio dos Banhados até a escola Rio das Pedras. Em seguida, foi iniciado outro trajeto na conhecida “Ponte da Usina” até próximo a localidade de Boa Vista, terminando com o trecho do Bituva Papua, novamente até a divisa, saindo novamente na estrada Geral de Bituva Grande.
No total, foi mais de50 quilômetrosde rodovias municipais tratadas com patrolamento, colocação de material bruto nos trechos mais críticos e pedra britada. Para tentar fazer com que o trabalho tenha maior durabilidade, a brita foi compactada com rolo. Em alguns pontos foram feitos concertos em tubulações e muitas saídas de águas abertas para diminuir a ação da umidade na estrada.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Wilson Luiz Veiss, foram utilizados diversos equipamentos da Secretaria de Infraestrutura como patrola, carregadeira, caminhões, rolo compactador, retro escavadeira e até trator esteira, além dos equipamentos da Secretaria de Agricultura, cedidos pelo secretario Bernardo Pscheidt.
Naquela região, agora falta somente recuperar a ponte da divisa com Mafra, via Bituva Papua, destruída na última enchente, onde foi feito um acerto entre as duas prefeituras. Rio Negrinho fornece a madeira (pranchas e linhas) e Mafra executará a obra. Esta madeira já está à disposição da equipe de Mafra, cabendo agora ao município vizinho, o início da construção.
Trabalhos em conjunto, como das últimas semanas, deverão ocorrer em mais oportunidades, deixando o interior em melhores condições, até porque, a área é muito extensa e os recursos de equipamentos do Distrito são bem limitados