Florianópolis - Uma ação promovida pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) vai deixar as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles iluminadas na cor rosa a partir desta quinta-feira (13). A iniciativa faz parte do “Outubro Rosa”: um movimento global de luta contra o câncer de mama que promove uma série de ações visando à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença", afirma o governador Raimundo Colombo.
Ao todo, serão trocadas 144 lâmpadas em ambas as pontes, numa das ações que mais caracterizam o movimento mundo afora, quando prédios públicos e monumentos ficam iluminados com a cor rosa, símbolo da campanha. Além dessa ação, a Celesc ainda promove a conscientização sobre o movimento internamente, com campanhas e palestras alertando sobre a importância do diagnóstico precoce no câncer de mama no combate à doença.
Sobre o Outubro Rosa - O movimento foi criado em 1990, para promover a popularização de informações sobre a doença através de ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A distribuição de laços rosas e panfletos informativos, realização de palestras e iluminação de monumentos e prédios são algumas das práticas mais comuns em apoio ao Outubro Rosa.
Sobre a doença - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - Inca, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum em mulheres. Todos os anos são diagnosticados cerca de 50 mil novos casos. Se detectada nos estágios iniciais, a chance de cura da doença aumenta para quase 95%. Por isso que iniciativas como o Outubro Rosa são tão importantes para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.