São Bento - Entre os dias 20 e 21, terça e quarta-feira, São Bento do Sul será destaque no 1º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, em Florianópolis. No evento, a chefe de programas e projetos da secretaria de Educação, Márcia Weiller Pscheidt, e Luciana Schimidt, representando a Epagri, apresentam o projeto Econsciência, que contempla 48 escolas municipais, onde alunos desenvolvem atividades que visam a preservação, recuperação e manejo ambiental e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.
O encontro tem como objetivo estabelecer as condições necessárias para efetivar a educação ambiental no Estado de Santa Catarina, visando a formação da cidadania e a construção da sustentabilidade socioambiental, fundamentadas nos princípios éticos de respeito à vida, com base em sete eixos temáticos, que são: Formação de Recursos Humanos para Educação Ambiental; Desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; Produção e divulgação de material educativo; Acompanhamento e avaliação continuada; Disponibilização permanente de informações; Integração através da cultura de redes sociais e fontes de recursos.
A diretora de Programas e Projetos, Adriane Piekarski, destaca que foram inscritos centenas de trabalhos de todas as regiões de Santa Catarina, e São Bento do Sul foi escolhido para participar do encontro.“Realizamos nossa inscrição e, felizmente, fomos selecionados para apresentar nosso projeto”, disse.
O projeto
No projeto Econsciência, desenvolvido através do departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, cada escola participante deve optar pelas ações do projeto e definir os objetivos, turmas e professores envolvidos e o período de realização das ações.
Atuam as 48 unidades escolares, envolvendo diretamente cerca de 5200 alunos nas ações realizadas nas escolas de ensino fundamental e na educação infantil. Em 2010, os trabalhos elaborados pelas escolas participantes foram apresentados para a comunidade com exposição na Promosul.
Informativo
Desde esta quarta-feira, dia 21, alunos de todas as escolas recebem o informativo do Projeto Econsciência. Nele constam as atividades elaboradas nas unidades escolares, assim como as ações 2011 no projeto. O informativo contou com o apoio do Samae.