Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Aguiar quer apoio a recuperação de dependentes químicos

Sexta, 16 de setembro de 2011


 
Florianópolis - Autor de projeto de lei e de indicação ao governo propondo criação de centros de recuperação de dependentes químicos em todas as regiões do Estado, o deputado Antônio Aguiar (PMDB) apresentou essa semana nova indicação, dessa vez propondo que o Executivo, por meio da secretaria de Justiça e Cidadania, contribua financeiramente com comunidades ou entidades terapêuticas que atendam os dependentes. A proposta de Aguiar, que é médico, visa amenizar o problema da falta de leitos adequados às internações necessárias de dependentes químicos na rede pública. A indicação é o instrumento pelo qual o deputado sugere medida que cabe ao governo adotar, pois ao parlamento é vedado, por dispositivo constitucional, aumentar gastos públicos.
 
O parlamentar apurou que em todo o Estado há cerca de 2,4 mil leitos em instituições que atuam na área de recuperação, mas todas tem dificuldades operacionais diante de um custo médio de R$ 1,2 mil/mês para cobrir o custo individual das internações. “Precisamos ampliar a possibilidade de recuperação dos dependentes químicos. Tenho defendido a criação de clínicas públicas nas áreas de abrangência de cada secretaria de desenvolvimento regional. Adotei essa linha de ação levando em conta que o flagelo das drogas não está presente apenas nas grandes cidades, mas também nos pequenos municípios e até no interior rural. Então, já que há entidades sérias, comunidades terapêuticas em condições de complementar o atendimento público, cabe ao governo dar suporte, auxiliando a cobrir seus custos operacionais”, explica Aguiar.
 
O deputado encaminhou o pleito via plenário e também abriu entendimentos diretamente com o governo, em especial com sua colega de bancada licenciada, a deputada Ada De Luca, que responde pela secretaria de Justiça e Cidadania. “Ela é uma pessoa sensível ao problema, está propensa a buscar alternativas para ajudar as famílias e as pessoas que querem se livrar do flagelo das drogas”, reforça.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA