São Bento - “Dia Municipal da acessibilidade. Siga essa ideia”. É com esse tema que a Prefeitura de São Bento do Sul e o Conselho Municipal dos Deficientes convidam a comunidade para participar da Caminhada da Acessibilidade, sábado, dia 17. A concentração será na Praça Centenário, próximo ao Hospital, às 8 horas, com destino ao Calçadão
A caminhada tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras preconceituosas, de informação, arquitetônicas, entre outras. “Só vendo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida é que a gente entende as mudanças que são necessárias”, disse Marilene Strapassoni, presidente do conselho.
Segundo Marilene, as pessoas que têm algum tipo de deficiência não querem nada gratuito, mas sim, ter condições iguais “Hoje percebemos que eles não querem nada de graça, só querem ter a possibilidade de entrar numa loja para comprar uma roupa, por exemplo, sem ter que esperar a atendente no lado de fora ”, explica.
A presidente destaca ainda a preocupação da Prefeitura quando o assunto é a acessibilidade na cidade. “Sabemos que São Bento é um município difícil no que diz respeito à acessibilidade por causa do relevo, mas sempre que falamos com o prefeito Magno Bollmann, percebemos a preocupação dele. Exemplos disso podemos citar a academia para portadores de necessidades especiais, adaptação da piscina municipal, o ônibus do cadeirante, o Calçadão e as escadarias da Igreja Matriz que vão contar com uma reforma para melhor atender as pessoas com deficiência”, cita.
Camisetas
Mais de 300 camisetas serão distribuídas às pessoas que participarem da Caminhada da Acessibilidade. Como a organização do evento espera superar esse número de participantes, solicita para que as pessoas sigam ao local com uma camiseta branca ou azul. “Pedimos para quem for participar, que venha com uma camiseta branca ou azul para dar maior ênfase na campanha”, disse Marlene.
Atividades
Mostra dos trabalhos desenvolvidos no município com pessoas deficientes, explicações sobre acessibilidade, mostra dos locais que já possuem as adaptações necessárias e comunicação com os surdos serão algumas das atividades desenvolvidas, no Calçadão, com as pessoas que participarem da Caminhada da Acessibilidade.
Projeto
O projeto no qual institui o dia 17 de setembro como o Dia Municipal da Acessibilidade foi de autoria do vereador Eduardo Moraes, sendo aprovado na sessão na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. A data tem como principal objetivo incentivar cadeirantes e deficientes a terem uma vida completa, normal e com todos os direitos e deveres que a Constituição prevê.