Diariamente acontecerão atividades em São Bento do Sul
São Bento - Entre 18 e 24 de setembro será desenvolvida a programação da Semana do Trânsito em São Bento do Sul. A abertura acontecerá no Batalhão de Polícia Militar, com a realização da Inspeção Veicular Gratuita. Também haverá apresentação do programa "Despoluir", através da Astran, e de aparelhos por parte da PM (radar móvel, bafômetro, medidor de luminosidade e decibilímetro). O evento no quartel policial militar acontece das 9:00 às 17:00. Na segunda-feira, em frente à Igreja Matriz, às 10:00, será realizado novo evento oficial, com tenda educativa, divulgação de vídeos e materiais, entre outros - além da reapresentação dos acessórios de trânsito. A Avenida São Bento - na altura da lombada eletrônica - será um dos palcos das atividades de terça-feira, a partir das 9:30, inclusive com a utilização do radar móvel para contagem de fluxo de veículos. À tarde, será a vez do bairro Oxford, em frente à praça Leopoldo Rudnick.
As mesmas atividades serão desenvolvidas ainda nas proximidades da escola Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta, a partir das 9:30 de quarta-feira. À noite, às 19:30, o Circo Teatro Bileco apresentará a peça "Trânsito", no Bandeirantes. A entrada será 1 kg de alimento não perecível. Novas atividades com paradas educativas e divulgação de materiais explicativos acontecerão na rua Antonio Kaesemodel (proximidades do "semáforo da Neumann"), inclusive com contagem do fluxo de veículos. No bairro Centenário, em frente à Loja Ruckl, as atividades acontecerão à tarde, às 13:30.
DESFILE
Na sexta-feira, aniversário de São Bento do Sul, o Departamento de Trânsito de São Bento do Sul será uma das entidades que participarão do desfile cívico. Além disso, haverá tenda educativa no Calçadão. No sábado, durante a Expoama, haverá encerramento das atividades da Semanas de Trânsito, na Promosul. Maiores informações, fone 3631-6092 e e-mail sheila_r@saobentodo sul. sc.gov.br. Segundo a chefe de divisão de análise e controle de trânsito do Departamento de Trânsito Urbano de São Bento do Sul, Sheila Rocha Christoff, o slogan da campanha para este ano é "O trânsito só muda quando a gente muda. Pare, Pense, Mude".
Sheila explica que o foco da campanha para este ano é conscientizar as pessoas para melhorar a circulação no trânsito do município e promover a melhor harmonia entre os condutores de veículos. Com o trânsito fluindo em determinados horários do dia de forma mais lenta, os congestionamentos e até mesmo o fluxo lento dos veículos acabam promovendo algumas ocorrências de trânsito que, segundo Sheila, até poderiam ser evitados com um melhor conhecimento da própria legislação.
INFRAÇÕES
A falta de conhecimento da legislação de trânsito, somada à fiscalização que vem sendo reforçada constantemente, acaba por resultar em uma séria de infrações que poderiam ser evitadas com um melhor conhecimento por parte de alguns condutores. Com esta temática é que a equipe do referido departamento, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Conseg, CDL, Astran e demais entidades que abraçam a causa realizarão diversas paradas educativas pelos bairros do município.
Segundo informações apuradas e totalizadas pelo Departamento de Trânsito, com dados do Detran, da Polícia Militar e da Polícia Civil, alguns números chamam à atenção no que se refere ao trânsito em São Bento do Sul, principalmente nas ocorrências que são registradas e sofrem influência direta da conscientização de cada condutor no que se refere às normas de trânsito e até mesmo na forma de conduzir o veículo. No 1º semestre de 2010 o número de veículos em São Bento do Sul era de 40.556. Já no 1º semestre deste ano foi registrado um aumento na frota de 3,58%, totalizando 42.010 veículos. No 1º semestre de 2010 foram registrados 160 acidentes com vítimas e 253 acidentes sem vítimas pelas vias do município. Já no 1º semestre de 2011 este numero sofreu um aumento para 165 acidentes com vítimas e 313 acidentes sem vítimas.
ÁLCOOL
Um dos casos - registrados principalmente pela falta de conscientização dos condutores de veículos - são aqueles em que a pessoa está conduzindo seu veículo sob o efeito do álcool. No 1º semestre de 2010 foram registrados 43 casos, e no mesmo período deste ano foram registrados 55 casos, sofrendo um aumento de 27,9%. As infrações registradas por conta do trânsito em velocidade superior à máxima permitida, parar sobre a faixa de pedestres e avançar o sinal vermelho obtiveram um número positivo no primeiro semestre deste ano. Em 2011, no primeiro semestre, já foram 4.685 infrações, e no mesmo período do ano de 2010 foram registradas 5.009 infrações - uma redução de 6,48% de 2010 para o mesmo período de 2011.