|
![]() ![]() ![]() |
||
Atualmente, 54 pontes estão sendo mapeadas e um dashboard está sendo desenvolvido para centralizar informações e otimizar a gestão. O governo federal já destinou recursos para a construção de duas novas pontes e continuaremos buscando recursos para que as pontes já existentes, gradualmente, sejam substituídas por estruturas de concreto, priorizando as maiores.
Outro ponto fundamental é a limpeza dos rios e córregos do município. Até o momento, aproximadamente 100 km de leitos fluviais passaram por manutenção, em uma parceria entre a Secretaria de Obras e a Defesa Civil. A ação tem se mostrado eficiente na redução dos alagamentos. O programa de limpeza será contínuo para garantir a segurança da população.
A reformulação do Plano de Contingência também foi tema de discussão. O documento agora envolve, além das secretarias municipais, entidades da sociedade civil, como o Jeep Club e rádio amadores, além de órgãos como hospital, Polícia Civil, Polícia Federal, Ciêntífica e Rodoviária Estadual. O plano define protocolos desde a prevenção até os estágios operacionais, detalhando o papel de cada órgão em situações de crise. Uma cópia será enviada para a Câmara de Vereadores para formalização.
Como parte da conscientização e preparação, no dia 12 de maio será realizado um simulado de emergência em todo o Estado, e São Bento do Sul participará ativamente com um exercício de mesa. A ação busca preparar os órgãos locais para casos extremos, como os registrados no Rio Grande do Sul.
Até o momento, a Defesa Civil do município já recebeu cerca de R$3 milhões em verba federal para investimentos em infraestrutura e prevenção, reafirmando o compromisso com a segurança da população.